Henrique Carreiro em 2021-5-20

OPINIÃO

Anchor

IT: apresento-te AI

Quando a Netflix indica filmes baseados no nosso perfil, a Spotify nos cria rádios, e a Amazon nos inunda de sugestões, que têm como mote o histórico de compras e preferências, raramente paramos para pensar nas plataformas que estão por detrás de tais rasgos de clareza artificial

IT: apresento-te AI

Os sistemas de recomendação desta última companhia, em particular, têm sido a inveja de muitos intervenientes da indústria desde que começaram a surgir as indicações de «clientes que compraram o que acabou de comprar, também compraram…» Na verdade, a Amazon é uma das mais prolixas empresas utilizadoras de “machine learning” para promover a compra de produtos e, claro, um dos que tem capacidade computacional e recursos, através da AWS, para servir de “benchmark” a toda a esta área. Muito poucas empresas dispõem dos recursos da Amazon, embora a generalidade delas possa vir a necessitar, com o tempo, de capacidades na área de IA que hoje só as muito grandes têm acesso.

Claro que existem muitos fornecedores de tecnologia dispostos a ajudar a superar este diferencial. Mas é importante, em particular, a atenção ao que a Nvidia está a fazer na área de IA, porque é o hardware disponível que limita as capacidades do software que sobre ele corre, e a Nvidia tem estado a trabalhar de forma consistente as plataformas que permitirão uma maior difusão empresarial da IA, através de uma plataforma denominada DGX, que comporta hardware que pode ser integrado em centros de dados empresariais e um extenso conjunto de software. Durante anos, a Nvidia esteve associada a plataformas de jogos, mas foram as capacidades de processamento paralelo desenvolvidas para os jogos que a tornaram popular e indispensável em aplicações de IA. Hoje, podemos encontrar Nvidia não apenas nos computadores de investigadores, mas nos centros de dados dos maiores fornecedores de cloud. Aplicações como reconhecimento de objetos, motores de recomendação, tradução automática, reconhecimento de linguagem, treino de robots industriais, todas elas passam por hardware Nvidia. Não será exagero dizer que em breve será tão fundamental aos departamentos de IT estarem tão familiarizados com Nvidia como estiveram ao longo do tempo com plataformas de armazenamento ou networking. A IA é a mais recente, e a mais estratégica, das novas pedras basilares do IT.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.