David João, Consultant IT na Michael Page em 2022-3-17

OPINIÃO

Liderança

Inovação Digital em 2022

Temos vindo a viver tempos difíceis, com grandes desafios. A pandemia e todas as suas consequências aceleraram processos e tendências tecnológicas

Inovação Digital em 2022

David João, Consultant IT na Michael Page

O ano de 2022 será um reflexo de toda esta inovação uma vez que o desenvolvimento digital será primordial para o desenvolvimento e crescimento do próprio negócio. Novas plataformas foram desenvolvidas, o comércio digital cresceu, os mercados tornaram-se cada vez mais competitivos, todos estes indicadores consciencializam as empresas de que o investimento tecnológico deve ser uma prioridade e as mesmas estão preparadas para o realizar.

Os últimos 24 meses apresentaram- nos diversas adversidades e dificuldades, e para tal, as empresas esperam poder acrescentar valor aos produtos e serviços a oferecer aos seus clientes, mas também uma aposta no desenvolvimento e inovação tecnológica para apresentar uma resposta mais sustentável às mudanças de mercado, necessidades dos Parceiros e dos próprios colaboradores. Assim sendo, as empresas estão mais suscetíveis a, neste ano de 2022, experimentarem novas tecnologias como cloud, inteligência artificial, 5G, IoT, cibersegurança. É possível afirmar que nos últimos tempos, temos verificado um aumento significativo dos ataques cibernéticos a várias instituições, quer públicas, quer privadas. A verdade, é que a pandemia demonstrou várias debilidades nas empresas e existe quem se “aproveite” dessas mesmas debilidades e queira retirar o maior partido das mesmas. Contudo, é importante que as empresas tenham a consciência dos perigos a que estão expostas e uma aposta na vertente de cibersegurança é considerada como uma tendência tecnológica para o futuro. A crescente e evolutiva digitalização dos processos de trabalho assim como a utilização de ferramentas digitais, acarreta os seus riscos e ameaças, sendo de extrema importância a prevenção de eventuais e possíveis ataques informáticos.

É do conhecimento geral de que a inovação tecnológica acarreta uma série de benefícios quer para as empresas, que para os colaboradores, parceiros e clientes. No entanto, este processo de inovação e de crescimento acarta uma série de dificuldades e desafios. Em Portugal, existe uma perspetiva ainda muito burocrática sobre o que são os processos de trabalho. Conseguimos acompanhar a evolução tecnológica, mas tendo uma perspetiva geral, existem muitas empresas e muitos recursos humanos que não estão tecnicamente dotados de competências suficientes para acompanhar este processo de digitalização. Para além de uma mentalidade tecnológica, é importante que exista talento suficiente para conseguir acompanhar todo o processo evolutivo. Estas são algumas das principais dificuldades no processo de inovação digital. É importante que as empresas sejam sustentáveis tecnologicamente nos seus processos evolutivos. Segundo o ranking “Digital Economy and Society Index” de 2021, Portugal está abaixo da média dos países da União Europeia no que diz respeito à utilização das tecnologias nas organizações. Assim sendo, é essencial que as instituições tenham a perspetiva de evolução e deem foco na utilização de novas tecnologias. Existem vários e diversos obstáculos no crescimento e no processo digital, mas a verdade é que as empresas mais desenvolvidas nesta área, são as que têm um maior ângulo de crescimento futuro.

Recuando para o passado, conseguimos perceber que a inovação digital tem surgido, principalmente, ao longo das duas últimas décadas. Desde o aparecimento das primeiras redes de computadores, à inserção do GPS em múltiplos dispositivos, até aos dias de hoje em que falamos de IoT, indústria 4.0, digitalização dos processos industriais, tecnologias que nos permitem a comunicação entre máquinas, comunicação entre hardwares e softwares, a verdade é que os processos estão cada vez mais inteligentes. Relacionado com estes processos inteligentes, está também uma perspetiva de inovar tecnologicamente, mas sempre com a intenção de uma melhoria tecnológica associada ao utilizador. Ao definir as estratégias digitais, a perspetiva das empresas deverá passar por proporcionar uma melhor experiência aos clientes e aos colaboradores. A inovação tecnológica vai sempre ter por objetivo as necessidades do próprio negócio com uma consequência positiva de corresponder às necessidades dos seus parceiros. A inovação digital é vista como um processo para acrescentar valor ao negócio, que por sua vez, acarretará vantagens em termos competitivos e de produtividade.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.