Bruno Henriques, Business Development Manager da TP-Link em 2024-3-01

OPINIÃO

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud

Atualmente, as empresas dos principais sectores enfrentam um desafio único: gerir eficazmente a sua infraestrutura de rede em diferentes locais

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud

Bruno Henriques, Business Development Manager da TP-Link

É aqui que as redes baseadas na cloud entram em jogo, oferecendo um controlo perfeito, uma escalabilidade melhorada e uma flexibilidade sem precedentes. Neste artigo, vou explorar os principais benefícios que as soluções baseadas na nuvem trazem às empresas, especialmente aquelas com várias filiais, e como revolucionam a gestão de redes em vários sectores. Partilho aqueles que considero serem os quatro principais benefícios para as empresas.

1. Controlo e acessibilidade simplificados

Uma das principais vantagens da gestão baseada na cloud é a capacidade de controlar e aceder à rede da sua empresa a partir de qualquer lugar. Quer esteja na sede, a trabalhar remotamente ou em viagem, pode monitorizar e gerir eficazmente a sua rede com apenas alguns cliques. Este nível de controlo garante tempos de resposta rápidos, resolução proactiva de problemas e atualizações de segurança em tempo real.

Imagine uma cadeia de retalho com lojas espalhadas por diferentes cidades. Com a gestão baseada na cloud, a equipa de TI pode monitorizar remotamente o desempenho da rede de cada loja, configurar definições e resolver quaisquer problemas. Este controlo centralizado simplifica as operações e garante uma conetividade de rede consistente, melhorando as experiências dos clientes.

2. Escalabilidade e eficiência de custos

A gestão baseada na cloud oferece uma escalabilidade sem precedentes, permitindo às empresas expandir ou reduzir facilmente as suas redes. Sem a necessidade de atualizações da infraestrutura física, como servidores ou comutadores adicionais, as empresas podem lidar eficazmente com as exigências em constante mudança, poupando tempo e dinheiro.

Guiemo-nos no exemplo da Indústria hoteleira, onde os hotéis sofrem frequentemente flutuações na utilização da rede ao longo do ano, especialmente durante as épocas altas. Com a gestão baseada na cloud, as cadeias de hotéis podem escalar facilmente as suas redes para acomodar o aumento do tráfego de hóspedes, garantindo uma conetividade ininterrupta. Durante a época de baixa procura, podem rapidamente reduzir as suas redes, reduzindo despesas desnecessárias.

3. Maior segurança e conformidade

A segurança da rede é uma prioridade máxima para as empresas, especialmente as que lidam com dados sensíveis dos clientes. As soluções de gestão baseadas na cloud oferecem funcionalidades de segurança robustas, incluindo encriptação, atualizações automáticas de firmware e deteção de ameaças em tempo real. Estas soluções também simplificam a conformidade com os regulamentos do sector, garantindo que as empresas cumprem as rigorosas diretrizes de proteção de dados.

Guiemo-nos no exemplo das Instituições de cuidados de saúde. As instituições de cuidados de saúde lidam com uma grande quantidade de informações sensíveis dos pacientes. A nuvem fornece medidas de segurança avançadas, como ligações encriptadas, controlos de acesso e monitorização contínua para salvaguardar os dados dos doentes e proteger contra potenciais violações.

4. Melhoria da colaboração e da comunicação

As soluções de gestão baseadas na cloud promovem a colaboração e a comunicação entre equipas, tanto a nível local como remoto. Com o acesso centralizado a dados e aplicações, os colaboradores podem trabalhar em conjunto e aceder aos recursos necessários sem problemas, melhorando a produtividade e a eficiência.

Imagine as empresas globais com uma força de trabalho maciça em vários locais. Estas podem beneficiar significativamente da gestão baseada na cloud, pois, é uma solução que proporciona a colaboração das equipas em tempo real, a partilha de informações cruciais e a comunicação eficaz, reduzindo os atrasos e simplificando as operações.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.