2014-7-06

OPINIÃO

Investir já ou aguardar?

Duche Escocês

O duche Escocês consiste em alternar entre jactos de água quente e de água fria. Trata-se de um tratamento com todos os benefícios da água, e da alternância entre calor e frio, que provocam a vasodilatação e vasoconstrição, de forma a acelerar todo o metabolismo. Mas, que tem esta prática centenária, com algo de ascético, a ver com as TI e o seu Canal de Distribuição?

Duche Escocês

João de Sousa, Editor

Suponho que seja esta terapia que o actual Governo elegeu para “estimular o metabolismo” da actividade económica. Os impostos que sobem numa semana, descem na seguinte, para subirem de novo na que lhe sucede. Não admira, por isso, que alguns analistas estejam algo cépticos quanto à orientação a dar aos empresários acerca dos investimentos que devem ou não fazer, ou postos de trabalho que podem, ou não criar. Disso lhe damos testemunho no início da edição, através de um estudo da Crédito e Caución, reportando de forma directa o sector das Tecnologias.

O caso do BES e do GES promete vir a revelar-se uma bomba-relógio de consequências imprevisíveis. Como já todos vieram a terreiro dizer que a exposição do BES às dívidas do GES é diminuta e que portanto podemos todos estar descansados, tendo em conta experiências recentes semelhantes, é de temer o pior. Sabe-se que a Moody’s acaba de descer o rating do Banco em três níveis, vários furos abaixo de lixo, acompanhando as restantes agências de rating, depois da queda abrupta do valor accionista em 35% numa única semana.

Apesar de tudo isto, a redacção do IT Channel tem andado bastante por aí e a minha impressão pessoal é de que reina o optimismo entre os empresários do sector. Estranho mundo este em que vivemos. As taxas de juro da Dívida estão de novo a subir. Esperemos que desçam na próxima semana, para não transformar o duche escocês em banho gelado.

Boa Leitura!

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.