2014-8-01

OPINIÃO

Pedro Cadete, Partner e Gestor de Tecnologia da Keep It Safe IT

Dos Dados à Informação

Comecemos pelo óbvio: O crescimento do arquivo eletrónico de documentos tem sido de tal forma que ultrapassou a famosa Lei de Moore, pela sua exponencialidade. Este crescimento não foi acompanhado, numa primeira fase, pela evolução dos sistemas de ECM (Enterprise Content Management) que permaneceram estagnados na abordagem tecnológica que faziam das necessidades das organizações. Eram sistemas muito focados na tecnologia, e com curvas de aprendizagem e formação muito árduas, o que desmotivava os utilizadores

Dos Dados à Informação

O crescimento do arquivo eletrónico de documentos tem sido de tal forma que ultrapassou a famosa Lei de Moore, pela sua exponencialidade

Tal facto levou ao crescimento das infra-estruturas de Storage, que são usadas para todas as necessidades de arquivo, sem analisar ambientes, tipologias de arquivo, nem necessidades processuais de gestão de documentos eletrónicos. Criam-se assim meros depósitos de dados “mortos”, sem as ferramentas de suporte ao negócio necessárias para a sua correcta tramitação. A excepção continua a ser o acervo de dados directamente ligados ao negócio, normalmente residentes em sistemas ERP e CRM.

Este paradigma modifica-se ao longo da última década, com a emergência e democratização de ferramentas de colaboração e a abordagem no modelo SaaS (Software as a Service). Este modelo veio modificar a forma como se divulga a informação, obrigando à criação de estratégias que permitam o pleno acesso a dados de negócio mantendo toda a confidencialidade e segurança.

Por outro lado, a cloud não apresenta ainda níveis de confiança óptimos que levem as empresas a adoptar estas tecnologias. Os receios em torno da confidencialidade e propriedade dos dados, constituem ainda um obstáculo importante à adopção destas tecnologias. Veja-se por exemplo a situação criada pelo pedido de insolvência da Konics, em que os seus clientes viram ser-lhes dados 30 dias para retirar os seus assets de informação dos sistemas deste cloud provider. Imagine-se o que significa gerir a mudança de sistemas e respetivos dados de suporte num tempo tão curto.

Este cenário vem demonstrar algumas insuficiências do mercado de tecnologia. Este deve providenciar a transversalidade necessária às organizações e respectivos sistemas de um verdadeiro segmento tecnológico de arquivo, que proporcione uma abordagem verdadeiramente transversal e fluida às diversas sistemáticas de negócio (ERM, ECM, ERP, etc)

Como hoje em dia não faz sentido falar isoladamente destes sistemas, é necessário dotar as organizações de ferramentas que proporcionem processos de gestão de informação horizontais, em que a circulação de informação é fluida, independente dos sistemas, e centrados na informação e no seu valor, ao invés da tecnologia, e da estanquicidade dos sistemas.

Acreditamos que num futuro próximo esta fluidez permitirá alcançar níveis de rentabilidade mais elevados, com a disponibilização de acessos aos arquivos eletrónicos de forma agnóstica, permitindo ao profissional de tecnologia focar-se na racionalização da sua infraestrutura, recorrendo às diversas ferramentas que existem no mercado com este fim e ao responsável de organização nas respectivas políticas de qualidade e compliance, deixando ao utilizador a plena utilização da informação de negócio, de modo simples, mas ainda assim de acordo com as regras de confidencialidade previamente estabelecidas.

Cremos que nos próximos anos, o mercado estará já em condições de proporcionar esta plasticidade tecnológica, que provocará seguramente um aumento da quantidade de informação disponível, com a consequente necessidade de segurança, compliance, confidencialidade e disponibilidade.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.