2014-12-31

OPINIÃO

Formação

DNA: acrescentar Valor-Conhecimento

Em 2014, o primeiro ano de vida da MediaNext, esta empresa - uma start-up - cumpriu todos os objectivos a que se tinha proposto: - Relevância nos mercados onde actua; - Exploração equilibrada; - Criação das bases para, em 2015, lançar novos projectos e crescer de forma sustentada. É com estas palavras que os gestores da Media-Next resumem o balanço do ano que agora termina e perspectivam o próximo

DNA: acrescentar Valor-Conhecimento

João de Sousa, Editor (Fotos: Céu Guarda)

A consolidação do projecto Media-Next corporiza de forma vincada o DNA que enforma uma cultura empresarial fundada na consciência do valor do Conhecimento e da Informação nas interacções entre pessoas e empresas, empresas e estados, e nas relações sociais, económicas e políticas entre culturas, regiões, continentes, à escala global.

Em 1960, um homem brilhante, que não conheci pessoalmente, teve esta visão e criou uma start-up nacional, muito antes do conceito sequer existir, com um propósito essencialmente nobre e generoso, mas, sobretudo, singular, ousado e "futurista", que deveio o "cadinho" onde foi germinando este saber.

Prematuramente levado do nosso convívio, deixou o seu legado nas mãos de um continuador à altura, que, passo a passo, transformou em realidade, o seu ideário, mantendo intacto o DNA fundador.

Tive o privilégio de testemunhar, e participar, nesta etapa que se estendeu por duas décadas e elevou tal código genético a um patamar quase impensável, à partida. O destino ditou que também ele fosse privado cedo de mais do nosso convívio.

Mas o DNA perseverou. E, após inúmeras peripécias, ditadas pelas circunstãncias dos tempos e cupidez dos homens, com avanços e recuos, está bem vivo na cultura e nos projectos da Media-Next.

Qual o segredo de tal longevidade, perguntará o Leitor mais atento? Na verdade é muito simples e não é segredo: assenta na convicção de que a Informação e o Conhecimento, bem como a sua partilha, são as fundações civilizacionais da sociedade do Futuro; e no genuíno respeito pelos profissionais que o constroem todos os dias. E na vontade de os auxiliar nessa tarefa.

As centenas de milhares de Leitores e incontáveis Parceiros que, durante décadas, têm dado o seu aval aos projectos que corporizam este DNA, são a prova irrefutável de que o seu "autor", que não conheci, estava certo.

Para todos, Leitores e Parceiros, o meu profundo reconhecimento. É que eu, tal como os Gestores da Media-Next, também partilho da mesma convicção.

Um excelente ano de 2015, com muitos Negócios fundados no Valor Acrescentado do Conhecimento.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.