Henrique Carreiro em 2023-5-09

OPINIÃO

Anchor

Crescimento exponencial no mercado de robôs inteligentes de intralogística: desafios e soluções

A automação ciberfísica, um conceito que combina tecnologias digitais e físicas para criar sistemas integrados e inteligentes capazes de monitorizar, controlar e otimizar processos industriais e de produção de forma autónoma e eficiente, está a ganhar terreno

Crescimento exponencial no mercado de robôs inteligentes de intralogística: desafios e soluções

A Gartner estima que até 2028, 50% das grandes empresas adotarão robôs inteligentes de intralogística (ISR) nas suas operações de armazém ou fabricação, impulsionando um crescimento exponencial no mercado de ISR. Dados do estudo “Gartner’s 2022 Supply Chain Technology User Wants and Needs Survey” mostram que 97% dos entrevistados estão a investir ou planeiam investir em automação ciberfísica.

Prevê-se que 40% das grandes empresas terão frotas heterogéneas de ISR nas suas operações de armazém nos próximos cinco anos, o que gera desafios na integração e coordenação do trabalho entre diferentes robôs. A solução passa pelo uso de “plataformas de orquestração multiagente”, software padronizado que integra e coordena o trabalho entre várias aplicações empresariais, frotas de robôs heterogéneas e outros agentes automatizados, como portas ou elevadores.

À medida que a frota de robôs cresce, a integração ponto a ponto através de API torna-se insuficiente. As empresas precisarão de uma capacidade de orquestração que atribua trabalho aos robôs certos, levando em consideração as características das atividades e as capacidades dos diversos agentes de automação. Isto reduzirá o tempo, esforço e custo de integrar novos robôs, diminuindo os custos de suporte e tornando as organizações mais eficientes.

É de crer que, até 2026, mais de 50% das empresas que implementam robôs de intralogística adotarão uma plataforma de orquestração multiagente. Para alcançar este estágio, as empresas devem analisar os requisitos de integração à medida que a frota de robôs se expande para além de um único fornecedor. Deverão, também, estudar como o trabalho poderá ser atribuído aos diversos robôs e outros agentes de automação, determinando a lógica de orquestração necessária.

O mercado de robôs inteligentes de intralogística está em rápida expansão, e as empresas devem estar preparadas para enfrentar os desafios inerentes à adoção de frotas heterogéneas de robôs. A implementação de plataformas de orquestração multiagente permitirá otimizar a integração e coordenação de frotas de robôs, tornando as operações mais eficientes e adaptáveis às exigências do mercado atual.

Recomendado pelos leitores

A vulnerabilidade esquecida
OPINIÃO

A vulnerabilidade esquecida

LER MAIS

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud
OPINIÃO

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud

LER MAIS

AI e a nova escala da hiperescala
OPINIÃO

AI e a nova escala da hiperescala

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.