Tatiana Leitão da Silva, Managing Consultant Information Technology Michael Page em 2020-3-18

OPINIÃO

Liderança

Como podemos avaliar as competências de um candidato de IT?

A contratação de candidatos de IT representa um desafio para todos os departamentos de RH e consultoras de recrutamento

Como podemos avaliar as competências de um candidato de IT?

Hoje em dia, para além das características técnicas e especialização numa determinada área, procura-se também alguém que seja comunicativo, criativo, com mente aberta e com espírito de equipa. No entanto, será que existe um candidato perfeito? Como é possível decidir entre dois candidatos num mercado com perfis tão qualificados? Claramente, não existe uma fórmula mágica, existem sim algumas ferramentas que poderão ajudar a avaliar as competências dos diversos perfis, tendo em conta a posição e a empresa.

Avaliação de compatibilidade 

Antes de se realizar uma entrevista presencial com um candidato, uma excelente forma de avaliar o enquadramento com determinada posição, pode ser realizar phone screenings ou testes técnicos. Neste sentido, a tecnologia está, mais uma vez, do nosso lado pois existem variadas ferramentas e aplicações que permitem avaliar habilidades reais, pontos forte e pontos de melhoria. Começa a ser mais comum, a realização de Hackathons, eventos onde se avaliam as competências técnicas de programadores, designers, UI, etc., através da realização de exercícios e provas práticas.

Um colega é mais que um conjunto de competências

Quando se encontra um candidato que reúne as competências técnicas necessárias, é necessário avaliar se é compatível com a sua equipa de trabalho. As suas habilidades e capacidade de comunicação serão fulcrais em todos os níveis da empresa, especialmente quando a posição na empresa requer elevados graus de responsabilidade e maior proximidade ao negócio.

Diferentes capacidades, diferentes requisitos

Já foi referida a importância das capacidades de comunicação, do trabalho em equipa e das relações com as pessoas em todos os níveis de uma empresa, independentemente da posição desempenhada. No entanto, existem certas aptidões que são mais ou menos transversais em função da senioridade do candidato. Por exemplo, os programadores juniores deverão ser comunicativos, desenvoltos, organizados e abertos a críticas construtivas; já os team leaders e os cargos de middle management devem apresentar capacidades de gestão da mudança (change management), sobretudo na altura de introduzir inovações a nível de software ou de implementação de novas metodologias e funcionalidades. Por sua vez, quando se referem IT Managers, será necessário apresentar capacidade para tomar decisões rápidas, de liderança, determinação e segurança. A inteligência emocional e a escuta ativa ajudá-los-ão a desenvolver estas capacidades de liderança com os diferentes membros da equipa.

Bons líderes fazem grandes equipas

No setor de IT, ao contrário de muitas outras áreas de especialização, há uma clara escassez de candidatos e uma grande procura pelos mesmos. Assim, um bom manager é um ativo precioso para a empresa. Contudo, não é necessário que seja especialista em todos os campos, mas sim ser capaz de utilizar as suas habilidades e experiência para poder passar a mensagem à restante equipa. É um perfil que deve conseguir motivar, inspirar, resolver problemas e manter-se alerta durantes as mudanças constantes, gerindo a equipa como uma pequena empresa e não como um grupo de indivíduos. Assim, será mais fácil alcançar os seus objetivos, com uma equipa eficaz.

Analisar, aprender e avaliar

Uma vez validadas as competências técnicas, é conveniente observar o desenvolvimento do candidato na realidade laboral.

Uma excelente maneira de aprender mais sobre este candidato é apresentá-lo previamente à sua futura equipa, caso seja selecionado. Desta forma, é possível observar como interage com os elementos da equipa e como estes se sentirão com a sua presença ou, até, se discutirem e resolverem um caso prático em conjunto, pode analisar-se a sua capacidade de resolução. Algo cada vez mais comum, sobretudo em startups.

Este simples exercício poderá dar uma visão geral de capacidades de liderança, das capacidades de resolução de problemas e até da sua adaptação ao trabalho na nova equipa. Para além disso, também trará a possibilidade de obter um feedback da equipa, valorizando a sua opinião.

O novo papel do candidato de IT, sem dúvida, que mudou. Para trás ficaram os perfis em que apenas se valorizavam as capacidades técnicas para o foco ser um perfil multidisciplinar mais ambicioso: uma pessoa empática, analítica e com capacidade de gerir equipas multiculturais. 

Recomendado pelos leitores

Como a IA Generativa está a transformar o mundo dos negócios
OPINIÃO

Como a IA Generativa está a transformar o mundo dos negócios

LER MAIS

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.