Pedro Leite, Consultant da Michael Page em 2022-12-28

OPINIÃO

Liderança

Como combater as dificuldades na procura e retenção de talento no mercado tecnológico em 2023

As dificuldades em descobrir talento no mercado tecnológico não são uma novidade para ninguém. Mas quais seriam as estratégias que as empresas podem adotar para contornar esta situação?

Como combater as dificuldades na procura e retenção de talento no mercado tecnológico em 2023

A palavra certa seria potencial, e como o podemos encontrar para atrair, reter e formar novos talentos nesta área tão desejada. Reconversão é uma estratégia já muito utilizada atualmente, mas em 2023 continuará certamente a ser um foco que poderá fazer a diferença no sucesso das empresas.

Neste sentido, potencial é a capacidade que um profissional tem para desempenhar determinada tarefa que com a ajuda certa da sua empresa, poderá alcançar. O grande desafio será identificar quais os profissionais que, com ou sem um background técnico, beneficiariam de uma mudança e subsequente aposta nas suas capacidades. Mas de que forma?

  • Bootcamps

​Bootcamps são bastante populares atualmente. Apostam numa aprendizagem intensiva e de curta duração, preparando profissionais para o mercado de trabalho. No mercado tecnológico não é diferente. A capacidade de identificar profissionais dispostos a mudar de área e com aptidão para tal, é o maior desafio. O recrutamento será focado não tanto numa questão de capacidade técnica, mas sim de avaliar outro tipo de skills essenciais, nomeadamente o gosto pela área e o potencial que o profissional tem para a mesma. Formar novos profissionais desta forma permite uma maior preparação para um projeto específico, permitindo uma maior resposta das empresas às necessidades do mercado atual.

  • Recrutamento interno

​Num mercado tão ágil e competitivo, descartar os recursos humanos que existem na própria empresa é um erro. A área de tecnologia não é uma exceção. Estamos perante um mercado que exige funções bastante variadas, tanto de conhecimento mais técnico como funcional, o que permite aproveitar skills de outras áreas que sejam transversais. Um talento interno que tenha um excelente conhecimento de negócio poderia ser uma excelente adição para a equipa de tecnologia numa perspetiva funcional, sendo uma oportunidade de poder dar um novo rumo à sua carreira, assim como suprimir uma necessidade interna.

  • Formação profissional

Este é um ponto bastante semelhante aos anteriores, com a diferença de que o foco será em colaboradores já dentro da própria área. A formação tem um papel de vital importância nas empresas e desenvolver a mesma é uma excelente forma de reter o talento na organização, assim como encontrar novos colaboradores para posições de maior necessidade. A possibilidade de especialização numa outra função dentro da mesma área faz com que a motivação e vontade de permanecer na empresa estejam bem assentes e possibilita a aquisição de novos skills que irão ajudar a suprimir outras necessidades dentro da organização, bem como dar um novo rumo profissional aos seus funcionários. As TI são uma área bastante extensa, com funções variadas, sendo que cada profissional terá gostos e motivações diferentes. Conseguir identificar os recursos humanos que tenham vontade de desempenhar funções um pouco diferentes e mudar o seu foco de atuação e disponibilizar os recursos para tal é uma excelente forma de não só reter talento, como também formar profissionais que estejam mais comprometidos com a empresa e o projeto onde estão inseridos.

Estamos muito perto de entrar em 2023 e o mercado tecnológico continua com bastante procura. É crucial que as empresas se consigam adaptar, encontrar novas formas de atrair, reter e formar novos talentos. Adotar algumas destas medidas poderá ser uma forma de suprimir necessidades que em 2022 provaram ser um grande desafio. 

Pedro Leite

Consultant da Michael Page

 

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.