Hendrik Wielinga, Product Specialist Office & PRS da Konica Minolta Portugal em 2019-12-23

OPINIÃO

Como a impressão deve abraçar a oportunidade do digital

Se há palavras ou frases que estão na ordem do dia como são transformação, diversificação, Indústria 4.0, Internet of Things, produção just in time ou impressão on demand - o que também está claro é que a automação e o software são drivers centrais e ambos crescem em importância.

Hendrik Wielinga, Product Specialist Office & PRS da Konica Minolta Portugal

Adicionalmente, também se verifica que o uso de dados em tempo real para rastrear e melhorar a produção começa a ser mais comum e acredita-se que, em breve, será norma.

Isto significa que, nos próximos meses e anos, as empresas devem ter uma visão mais ampla desta realidade e envolver-se cada vez mais nestas matérias, por forma a perceberem e a identificarem os reais efeitos nos atuais modelos de negócios. Nesse sentido, também quem está ligado ao universo da impressão profissional deve continuar a abraçar novas oportunidades, nomeadamente as que acompanham a digitalização. O impresso e o digital coexistem, complementam-se, e as empresas para serem bem-sucedidas devem fazer uso de ambos.

Uma análise às previsões da Keypoint Intelligence / InfoTrends permite apurar que na produção da Europa Ocidental os volumes de impressão digital a cores estão e vão continuar a aumentar. No segmento de média tiragem, as perspetivas no relatório são consideradas "positivas, com maior crescimento esperado". O crescimento da produção alta e muito alta também se confirma.

Esta auscultação ao mercado reflete a nossa própria perceção, considerando que as impressoras digitais podem apresentar um conjunto de benefícios significativos como automação avançada e maior produtividade com menos desperdício.

De facto, os fatores que contribuem para a evolução geral do mercado de impressão digital a cores são vários, sendo que o software surge como um dos mais importantes. Neste contexto, também se devem considerar o desenvolvimento de estratégias de marketing direcionado, a técnica de lean manufacturing, a preocupação com a sustentabilidade e a maior procura por tecnologias de impressão de dados variáveis. Também é de salientar que as marcas desejam cada vez mais agregar valor por meio de elementos decorativos e táteis inovadores na peça impressa, onde é a natureza inerente à impressão digital que traz vantagens distintas. Nesse sentido, tecnologias como os sistemas de embelezamento digital são uma oportunidade ao permitirem assegurar serviços altamente criativos e conquistarem novos negócios.

À medida que entramos numa nova década, também os mercados de impressão industrial continuam a avançar em direção à tecnologia digital!

por Hendrik Wielinga, Product Specialist Office & PRS da Konica Minolta Portugal

Recomendado pelos leitores

Como escolher um Parceiro para BPO?
OPINIÃO

Como escolher um Parceiro para BPO?

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 64 FEVEREIRO 2020

IT CHANNEL Nº 64 FEVEREIRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.