Filipe Mensurado Pitacho, Web and Mobile Apps Manager da Mind Source em 2024-3-18

OPINIÃO

Como a IA Generativa está a transformar o mundo dos negócios

A Inteligência Artificial (IA) generativa está a tornar-se rapidamente numa das tecnologias mais disruptivas do mundo dos negócios

Como a IA Generativa está a transformar o mundo dos negócios

Filipe Mensurado Pitacho, Web and Mobile Apps Manager da Mind Source

Com a capacidade de criar conteúdo original e inovador, a IA generativa está a abrir um novo mundo de possibilidades para as empresas.

Quando falamos de IA generativa, falamos de um ramo da IA que se centra na criação de novos dados, como texto, imagens, vídeos e música. Esta tecnologia recorre a algoritmos que aprendem com grandes conjuntos de dados existentes e, em seguida, usam esse conhecimento para gerar novos conteúdos.

Onde é possível usar IA generativa?

A IA generativa pode ser aplicada numa ampla gama de áreas de negócios, incluindo:

  • Marketing: a IA generativa pode ser usada para criar anúncios personalizados, slogans e textos de marketing. Pode também ser usada para gerar imagens a partir de prompts ou a partir de outras imagens, assim como vídeos para campanhas de marketing.
  • Vendas: pode ser usada para identificar leads qualificadas e gerar scripts de vendas personalizados. Esta tecnologia pode ter uma utilização mais de gestão, no sentido de definir um plano de vendas eficiente assim como possíveis abordagens a clientes.
  • Atendimento ao cliente: outra utilização a IA generativa passa pela criação de chatbots para responder às questões dos clientes e ajudar na resolução dos seus problemas – ou para gerar FAQ e outros recursos.
  • Desenvolvimento de produto: a IA generativa pode ser usada para gerar ideias para novos produtos e serviços, protótipos e testar novos conceitos.
  • Análise de dados: é uma aliada importante na análise de grandes conjuntos de dados e identificação de novos insights.
  • Programação: a IA generativa já é hoje um parceiro de muitas equipas de desenvolvimento de código.

A IA generativa pode oferecer uma série de benefícios para as empresas. Entre os argumentos mais importantes, encontramos o aumento da eficiência – automatização de tarefas repetitivas, libertando tempo para que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas – na melhoria da tomada de decisões - pode ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas, fornecendo insights acionáveis a partir de grandes conjuntos de dados – no aumento da criatividade – na forma como ajuda as empresas a gerar novas ideias e conceitos, impulsionando a inovação e ainda na melhoria da experiência do cliente – na forma como pode ajudar na criação de um atendimento ao cliente mais personalizado e eficiente.

A IA generativa tem o potencial de transformar o mundo dos negócios de formas que ainda estamos na verdade a testar e a colocar em provas de conceito.

Mas uma coisa é certa: as empresas que investem nesta tecnologia agora vão estar no futuro mais bem posicionadas para colher os benefícios que ela disponibiliza.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.