2021-10-11

OPINIÃO

Editorial

Coloque essa encomenda hoje!

Para um jovem adulto que começa a gerir a sua vida agora, a palavra inflação representa um conceito vago e teórico que poderão ter ouvido dos seus pais ou avós, ou lido algo sobre o tema num país latino-americano. Em Portugal o IPC anual médio na década passada foi de 0,693% ou, dito de outra forma, na prática os preços não subiram por dez anos

Coloque essa encomenda hoje!

Nas tecnologias de informação não só os preços não subiram, como pelo contrário desceram. Particulares e empresas habituaram-se a esperar uns meses depois de um lançamento de uma novidade tecnológica que desejam ou necessitam porque sabem que o preço vai descer. Adiar a compra é uma estratégia racional de resultados garantidos. Até agora!

O que esta a acontecer na Europa no que podemos considerar o pós-pandemia, é, em várias frentes, como uma tempestade perfeita para a subida dos preços e em especial no IT; a transição energética cobra a sua fatura, o Supply Chain está num stress extremo, alguns produtores orientais como o Vietname estão agora a viver a sua onda pandémica, as tensões geoestratégicas sobre o maior produtor de chips do mundo, Taiwan e a sua TSMC, escalam e, por fim, o shortage de processadores parece não ter fim.

A subida dos preços no IT parece até agora não ter nenhuma repercussão nas margens dos Parceiros, pelo contrário, de acordo com os mais recentes dados para a EMEA da Canalys.

Grandes revendedores mundiais como a CDW ou a Bechtle reportam subida de lucros e aumentam a sua capitalização entre 20 e 60%.

O argumento ‘preço’ ficou menos relevante e a disponibilidade de entrega ganhou importância. Nesta equação resta saber quão elásticos são os orçamentos dos clientes para acomodarem esta subida de preços e em que momento vão começar a ratear internamente os seus processos de transformação digital. De momento e para um futuro próximo a expectativa e as previsões apontam para que as empresas acomodem a subida de preços sem sacrificar os projetos.

Está na altura de os Parceiros usarem nas conversas com os seus clientes uma frase há muito tempo não ouvida:

- Coloque essa encomenda hoje!

Se ficar a pensar, provavelmente vai pagar mais caro!

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.