2021-10-11

OPINIÃO

Editorial

Coloque essa encomenda hoje!

Para um jovem adulto que começa a gerir a sua vida agora, a palavra inflação representa um conceito vago e teórico que poderão ter ouvido dos seus pais ou avós, ou lido algo sobre o tema num país latino-americano. Em Portugal o IPC anual médio na década passada foi de 0,693% ou, dito de outra forma, na prática os preços não subiram por dez anos

Nas tecnologias de informação não só os preços não subiram, como pelo contrário desceram. Particulares e empresas habituaram-se a esperar uns meses depois de um lançamento de uma novidade tecnológica que desejam ou necessitam porque sabem que o preço vai descer. Adiar a compra é uma estratégia racional de resultados garantidos. Até agora!

O que esta a acontecer na Europa no que podemos considerar o pós-pandemia, é, em várias frentes, como uma tempestade perfeita para a subida dos preços e em especial no IT; a transição energética cobra a sua fatura, o Supply Chain está num stress extremo, alguns produtores orientais como o Vietname estão agora a viver a sua onda pandémica, as tensões geoestratégicas sobre o maior produtor de chips do mundo, Taiwan e a sua TSMC, escalam e, por fim, o shortage de processadores parece não ter fim.

A subida dos preços no IT parece até agora não ter nenhuma repercussão nas margens dos Parceiros, pelo contrário, de acordo com os mais recentes dados para a EMEA da Canalys.

Grandes revendedores mundiais como a CDW ou a Bechtle reportam subida de lucros e aumentam a sua capitalização entre 20 e 60%.

O argumento ‘preço’ ficou menos relevante e a disponibilidade de entrega ganhou importância. Nesta equação resta saber quão elásticos são os orçamentos dos clientes para acomodarem esta subida de preços e em que momento vão começar a ratear internamente os seus processos de transformação digital. De momento e para um futuro próximo a expectativa e as previsões apontam para que as empresas acomodem a subida de preços sem sacrificar os projetos.

Está na altura de os Parceiros usarem nas conversas com os seus clientes uma frase há muito tempo não ouvida:

- Coloque essa encomenda hoje!

Se ficar a pensar, provavelmente vai pagar mais caro!

Recomendado pelos leitores

TECH VISA – Próximo destino: Portugal
OPINIÃO

TECH VISA – Próximo destino: Portugal

LER MAIS

Tecnológicas: Porque é que os conteúdos de Marketing B2B precisam de evoluir num contexto de transformação digital
OPINIÃO

Tecnológicas: Porque é que os conteúdos de Marketing B2B precisam de evoluir num contexto de transformação digital

LER MAIS

A empresa do amanhã: o elemento-chave para o sucesso
OPINIÃO

A empresa do amanhã: o elemento-chave para o sucesso

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 81 OUTUBRO 2021

IT CHANNEL Nº 81 OUTUBRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.