Eulalia Flo, Country Manager da Commvault para Portugal e Espanha em 2020-12-10

OPINIÃO

Chaves da Transformação Digital no novo cenário económico

O mundo está a passar por mudanças sem precedentes que afetam tudo: a saúde, a família, o trabalho, a vida doméstica, o lazer, os negócios e muito mais. Como resultado da pandemia, empresas e administrações públicas foram forçadas a mover-se rapidamente para um novo cenário e com elas os seus departamentos de TI

Eulalia Flo, Country Manager da Commvault para Portugal e Espanha

Há agora três questões que deverão estar na mente de qualquer responsável desta área: 

  • Consigo oferecer o serviço adequado, de forma segura e eficiente neste novo cenário?
  • Que impacto teve esta situação na estratégia de médio e longo prazo da minha empresa e nos seus orçamentos? 
  • Preciso de mudar a minha estratégia de TI para a realinhar com este novo panorama?

Antes de tudo isto acontecer havia, seguramente em qualquer departamento de TI, um amplo conjunto de projetos em marcha. A maioria terá sido suspensa e agora há que decidir quais devem ser retomados. Para decidir que projetos ainda serão viáveis e quais devem ser interrompidos ou cancelados, é de vital importância que as empresas os avaliem para que o seu impacto tanto nos custos como nos riscos seja devidamente medido e antecipado.

Reduzir custos

Do ponto de vista da economia de custos, a base de dados de backup pode proporcionar uma das visões mais abrangentes sobre os ativos existentes na organização: a taxa de crescimento dos dados, a sua localização e os principais tipos de dados da empresa. Mas além dessa visão global, também é comum ver uma redução de pelo menos 25% no custo operacional com a implementação de uma solução de backup, mesmo que o motivo inicial da sua implementação tenha sido obter maior automatização e melhoria no desempenho, e não a poupança de custos.

A etapa seguinte para reduzir custos é usar esta visão única para eliminar a duplicação e identificar workloads estáticas. Neste ponto, pode ser realmente eficaz implementar uma suite de eDiscovery que use a mesma interface da solução de backup, o que não só permitirá ter a conformidade RGPD necessária, como também permitirá a otimização completa dos ficheiros. Normalmente, vemos as empresas a conseguir reduzir o seu armazenamento primário em mais de 40%, levando a mais economia em servidores, software e operações em todo o armazenamento. Com a vantagem de que o uso da cloud também acaba por ser reduzido.

Agora que identificou e otimizou as suas necessidades de armazenamento, está na altura de avaliar se conta com a plataforma adequada. Uma plataforma que elimine as barreiras entre o on-premise e a cloud, que proporcione uma verdadeira mobilidade dos dados e que abstraia a camada de hardware, pode reduzir em 60% a base dos seus custos atuais de armazenamento.

Reduzir o risco

O perfil de risco e os vetores de ataque sofreram alterações devido à crise pandémica, com as mudanças na forma de trabalhar, com a aceleração da adoção da cloud e com o crescimento em número e sofisticação das ciberameaças.

Uma solução de backup moderna inclui a análise de padrões de comportamento dos ficheiros usando inteligência artificial. Durante a primeira semana, é feito o backup de um ficheiro ou de um grupo de ficheiros, medem-se e avaliam-se a taxa de modificação e o padrão de comportamento. Se, de repente, houver uma mudança neste padrão de comportamento, é enviado um alerta para o centro de controlo e passado para a plataforma de gestão de serviço para indicar que pode ser um ataque de Ransomware na sua fase inicial e, claro, isso estende-se a todos os endpoints, pelo que é de esperar que o ataque seja detido antes de chegar ao data center. 

Se um ataque de Ransomware for bem-sucedido, é fundamental ter uma solução de backup com uma base de dados imutável, bem como um plano de recuperação escrito e testado que cubra a recuperação das operações da empresa, não se limitando apenas ao restauro dos dados.

Conclusão

Os responsáveis de TI têm muito em que pensar à medida que emergimos desta crise e, ao mesmo tempo, apresenta-se uma oportunidade real de levar a cabo uma Transformação Digital que ajude a eliminar custos e a complexidade dos ambientes tradicionais, a inovar, a gerar eficiência e a preparar a TI para dar um passo à frente e liderar algumas das iniciativas empresariais. É determinante para isso que a revisão do portfólio de projetos atual se centre no que precisa de ser feito agora para proteger e capacitar as empresas e, em seguida, construir e materializar um novo plano que tornará a vida mais fácil e flexível no futuro. 

Recomendado pelos leitores

Tendências do Canal para 2021
OPINIÃO

Tendências do Canal para 2021

LER MAIS

Três pilares para construirmos uma Inteligência Artificial de confiança
OPINIÃO

Três pilares para construirmos uma Inteligência Artificial de confiança

LER MAIS

Employer Branding 2021
OPINIÃO

Employer Branding 2021

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 74 FEVEREIRO 2021

IT CHANNEL Nº 74 FEVEREIRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.