Eulalia Flo, Country Manager da Commvault para Portugal e Espanha em 2020-12-10

OPINIÃO

Chaves da Transformação Digital no novo cenário económico

O mundo está a passar por mudanças sem precedentes que afetam tudo: a saúde, a família, o trabalho, a vida doméstica, o lazer, os negócios e muito mais. Como resultado da pandemia, empresas e administrações públicas foram forçadas a mover-se rapidamente para um novo cenário e com elas os seus departamentos de TI

Chaves da Transformação Digital no novo cenário económico

Eulalia Flo, Country Manager da Commvault para Portugal e Espanha

Há agora três questões que deverão estar na mente de qualquer responsável desta área: 

  • Consigo oferecer o serviço adequado, de forma segura e eficiente neste novo cenário?
  • Que impacto teve esta situação na estratégia de médio e longo prazo da minha empresa e nos seus orçamentos? 
  • Preciso de mudar a minha estratégia de TI para a realinhar com este novo panorama?

Antes de tudo isto acontecer havia, seguramente em qualquer departamento de TI, um amplo conjunto de projetos em marcha. A maioria terá sido suspensa e agora há que decidir quais devem ser retomados. Para decidir que projetos ainda serão viáveis e quais devem ser interrompidos ou cancelados, é de vital importância que as empresas os avaliem para que o seu impacto tanto nos custos como nos riscos seja devidamente medido e antecipado.

Reduzir custos

Do ponto de vista da economia de custos, a base de dados de backup pode proporcionar uma das visões mais abrangentes sobre os ativos existentes na organização: a taxa de crescimento dos dados, a sua localização e os principais tipos de dados da empresa. Mas além dessa visão global, também é comum ver uma redução de pelo menos 25% no custo operacional com a implementação de uma solução de backup, mesmo que o motivo inicial da sua implementação tenha sido obter maior automatização e melhoria no desempenho, e não a poupança de custos.

A etapa seguinte para reduzir custos é usar esta visão única para eliminar a duplicação e identificar workloads estáticas. Neste ponto, pode ser realmente eficaz implementar uma suite de eDiscovery que use a mesma interface da solução de backup, o que não só permitirá ter a conformidade RGPD necessária, como também permitirá a otimização completa dos ficheiros. Normalmente, vemos as empresas a conseguir reduzir o seu armazenamento primário em mais de 40%, levando a mais economia em servidores, software e operações em todo o armazenamento. Com a vantagem de que o uso da cloud também acaba por ser reduzido.

Agora que identificou e otimizou as suas necessidades de armazenamento, está na altura de avaliar se conta com a plataforma adequada. Uma plataforma que elimine as barreiras entre o on-premise e a cloud, que proporcione uma verdadeira mobilidade dos dados e que abstraia a camada de hardware, pode reduzir em 60% a base dos seus custos atuais de armazenamento.

Reduzir o risco

O perfil de risco e os vetores de ataque sofreram alterações devido à crise pandémica, com as mudanças na forma de trabalhar, com a aceleração da adoção da cloud e com o crescimento em número e sofisticação das ciberameaças.

Uma solução de backup moderna inclui a análise de padrões de comportamento dos ficheiros usando inteligência artificial. Durante a primeira semana, é feito o backup de um ficheiro ou de um grupo de ficheiros, medem-se e avaliam-se a taxa de modificação e o padrão de comportamento. Se, de repente, houver uma mudança neste padrão de comportamento, é enviado um alerta para o centro de controlo e passado para a plataforma de gestão de serviço para indicar que pode ser um ataque de Ransomware na sua fase inicial e, claro, isso estende-se a todos os endpoints, pelo que é de esperar que o ataque seja detido antes de chegar ao data center. 

Se um ataque de Ransomware for bem-sucedido, é fundamental ter uma solução de backup com uma base de dados imutável, bem como um plano de recuperação escrito e testado que cubra a recuperação das operações da empresa, não se limitando apenas ao restauro dos dados.

Conclusão

Os responsáveis de TI têm muito em que pensar à medida que emergimos desta crise e, ao mesmo tempo, apresenta-se uma oportunidade real de levar a cabo uma Transformação Digital que ajude a eliminar custos e a complexidade dos ambientes tradicionais, a inovar, a gerar eficiência e a preparar a TI para dar um passo à frente e liderar algumas das iniciativas empresariais. É determinante para isso que a revisão do portfólio de projetos atual se centre no que precisa de ser feito agora para proteger e capacitar as empresas e, em seguida, construir e materializar um novo plano que tornará a vida mais fácil e flexível no futuro. 

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.