Nuno Vieira da Silva, head, Google Cloud Portugal em 2021-6-03

OPINIÃO

Capacitando as empresas europeias para inovarem e controlarem os seus dados através de uma abordagem de cloud aberta

A aceleração digital permitida pela cloud cumpre a função e o valor dos dados corporativos. Embora o lançamento e a implementação do Gaia-X confirme, para as organizações europeias, a necessidade de protegerem e controlarem os seus dados - e com razão -, somente uma abordagem aberta que seja tecnológica, operacional e económica irá permitir-lhes inovar e crescer de forma sustentável, com total confiança

Capacitando as empresas europeias para inovarem e controlarem os seus dados através de uma abordagem de cloud aberta

Nuno Vieira da Silva, head, Google Cloud Portugal

Acreditamos que a cloud aberta pode responder às necessidades de diferentes empresas, proporcionando escolha, flexibilidade e abertura na adoção de diferentes tecnologias. A nossa filosofia de cloud aberta é baseada no princípio que os clientes precisam de autonomia e controlo sobre a sua infraestrutura e diferentes serviços. Proporcionar aos clientes múltiplas opções para construir, migrar e implementar as suas aplicações em vários ambientes, tanto na cloud como a nível local, permite-lhes evitarem ficar presos a tecnologias e fornecedores, acelerando o processo de transformação e inovação, respondendo assim às constantes necessidades das áreas de negócio.

Dados, uma fonte de valor a ser protegida

Qualquer empresa que migre para a cloud tem um caminho e timing próprio, assim como objetivos de flexibilidade e eficiência operacional definidos de acordo com a sua atividade e as suas ambições de inovação, desenvolvimento e crescimento, a nível nacional ou internacional. Acima de tudo, esta mudança para a nuvem enfatiza o papel essencial dos dados, desde a sua qualidade e integridade originais até ao seu uso para criar o maior valor possível. Isto implica protegê-los, em particular contra ataques cibernéticos, ou usando criptografia robusta de maneira apropriada e controlada. Esta viagem deve, portanto, responder claramente às várias exigências regulatórias, de segurança, de conformidade e de privacidade de dados que variam de região para região. Mais do que requisitos, são padrões reais que devem, em última instância, beneficiar as empresas e os seus próprios clientes, principalmente através de maior autonomia e controle sobre seus dados e infraestrutura. É dever dos seus Parceiros tecnológicos permitir que as empresas atinjam estes níveis e tirem partido deles, de forma simples, contratual e sustentável.

E a partir destas capacidades de controle, segurança e autonomia nascem a confiança e a inovação. E esta inovação também requer uma abordagem de cloud aberta.

Uma abordagem aberta e colaborativa para inovar melhor

Para inovar, as empresas devem ser livres nas suas escolhas tecnológicas. Elas não devem estar sujeitas a restrições tecnológicas e/ou proprietárias, ou duvidar da capacidade de sobrevivência dos seus dados. No caso do seu Parceiro ser forçado a suspender ou encerrar os seus serviços cloud devido a mudanças de política num país ou região, deve ter a garantia que mantém o controlo e é capaz de recuperar todos os seus dados, incluindo os mais confidenciais. Esta possibilidade, que também é uma necessidade, é um dos muitos benefícios de uma abordagem tecnológica aberta e livre.

Os potenciais ganhos de valor com os dados da empresa são outra vantagem desta abordagem aberta, quer seja internamente e por si próprios, quer através de grupos de análise e inovação, Parcerias estratégicas ou conjuntos de dados públicos em comum. Estas Parcerias tornam possível descobrir novas abordagens inovadoras, desenvolver novos produtos e serviços, ou explorar rapidamente novos caminhos, como vimos no ano passado na luta contra a Covid-19.

Esta abordagem de Parcerias baseadas em tecnologias abertas permite também criar um ecossistema e círculo virtuoso de valor acrescentado e inovações a partir de dados, que beneficia as empresas, os seus próprios clientes e os países que os alojam e sempre em estrita observância dos seus dados. requisitos de segurança e de confidencialidade.

Para ajudar as empresas na sua transformação digital, cabe aos seus Parceiros de tecnologia fornecerem-lhes as condições necessárias para a proteção e controlo dos seus dados. Este dever pressupõe também que eles próprios continuem a inovar, de forma colaborativa e construtiva, com todos os decisores políticos e com os seus Parceiros tecnológicos e económicos.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.