Carlos Vieira, Country Manager da WatchGuard para Portugal e Espanha em 2020-9-22

OPINIÃO

Opinião

As vantagens do modelo de negócio MSSP

Sendo mais do que simplesmente fornecedores de produtos e serviços, os MSSP atuam como consultores de segurança que oferecem aos seus clientes soluções de alto nível, ajustando os custos às suas necessidades.

As vantagens do modelo de negócio MSSP

Os MSSP (Managed Security Services Providers) são, hoje, uma tendência crescente. Muitos integradores ou VAD do mundo das TIC estão a operar uma transição para este novo modelo de negócio, adaptando o seu negócio original ou tornando-se híbridos, ou seja, aplicando um mix de ambos os modelos de negócio.

E isto porque sentem a necessidade diversificar a sua atividade para serem ainda mais rentáveis e responder às necessidades do mercado rentáveis. E também porque perceberam que este é um modelo de negócio com oportunidades e futuro promissores.

O cliente final tem falta de recursos de segurança qualificados dedicados, sobretudo quando falamos de pequenas e médias empresas, que não se podem dar ao luxo de ter esses recursos dedicados. Além disso, estes clientes não têm tempo para se preocupar com a segurança, têm outras prioridades de TI; para eles, a segurança é uma dor de cabeça.

O Parceiro MSSP não se limita a propor produtos e soluções, mas adiciona serviços de valor acrescentado, como sejam de consultoria de segurança ao nível da implementação, configuração, monitorização e reporting, etc.. Ou seja, tudo aquilo de que o cliente precisa, mas não tem tempo, nem recursos para o fazer, pode ser entregue a um MSSP em outsourcing.

Principais vantagens dos MSSP

Um dos principais benefícios deste modelo de negócio – e quiçá o mais importante – é um modelo de fee faturado mensalmente pelo Parceiro ao cliente por um pacote de serviços, dimensionável à medida das necessidades e possibilidades. Trata-se, portanto, de um modelo de negócio muito flexível “pay as you go” para a empresa cliente.

Os MSSP tratam de tudo o que tem a ver com segurança, deixando o seu cliente focar-se no seu negócio. Numa altura em que todas as empresas estão preocupadas com a onda de ciberataques gerada à volta do COVID-19 – ataques de phishing, de ransomware, etc. – a segurança é mais crucial do que nunca, pelo que trabalhar com um MSSP é um alívio para as empresas neste momento, sabendo que não precisam de se preocupar com a segurança.

Além disso, tem também como característica uma maior facilidade de implementação e de gestão, sendo um modelo de oferta de segurança mais flexível e escalável, que permite dimensionar à medida das necessidades da empresa, com pagamento baseado no consumo.

A importância para as PME

O modelo MSSP não podia ser mais importante para as pequenas e médias empresas. Especialmente nos dias de hoje, em que as empresas lutam por sobreviver, sem se poder dar ao luxo de sofrer um ciberataque, mas sem ter os recursos suficientes para garantir que em caso de ataque não sofrerão prejuízos irreparáveis.

OS MSSP tratam de tudo e as PME são precisamente as organizações que mais podem beneficiar deste modelo de negócio flexível, eficiente e dimensionável, que permite uma importante redução de custos aos clientes.

“Security advisors”

Ao posicionarem-se de uma forma mais valiosa, ou seja, mais do que simplesmente fornecedores de produtos e serviços, os MSSP assumem o estatuto de security advisors, ou consultores de segurança.

Oferecem aos seus clientes soluções de segurança de alto nível, ajustando os custos às necessidades das empresas.

O cliente só tem que se preocupar com o seu negócio, porque delega a prestação dos serviços aos Parceiros, que são especialistas em segurança, e ao mesmo tempo reduz os seus custos.

O modelo MSSP permite que o cliente final tenha as soluções de que necessita, de uma forma mais eficiente e rápida, o que o ajuda a ser mais ágil e competitivo no mercado.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.