Ana Ribeiro, Sage Country Sales Director Portugal em 2023-8-18

OPINIÃO

As PME procuram a tecnologia, confiantes num futuro promissor

2022 foi mais um ano de grandes mudanças para as empresas. Nomeadamente, as pequenas e médias empresas (PME) tiveram de superar vários desafios como o declínio económico, o aumento dos custos, as perturbações na cadeia de abastecimento e, ainda, as mudanças nos mercados de trabalho. Estes custos mais elevados resultam do aumento do preço dos serviços públicos, dos salários e das matérias-primas e – de acordo com o nosso estudo – colocaram em causa a viabilidade de uma em cada cinco PME

As PME procuram a tecnologia, confiantes num futuro promissor

Ana Ribeiro, Sage Country Sales Director Portugal

No entanto, apesar destes obstáculos, surgiu uma tendência notável de aumento da positividade entre as PME, comprovada pelo recente estudo global realizado pela Sage, "Small Business, Big Opportunity". Este estudo revela que 84% dos decisores das PME a nível mundial expressaram uma grande confiança no sucesso das suas empresas, o que representa um aumento significativo comparativamente aos 69% registados há apenas um ano. Por exemplo, em Portugal, 55% das PME atingiram os seus objetivos de receita em 2022 e 41% esperam aumentar as suas receitas entre os 10 e os 40% nos próximos 10 anos.

De facto, as PME de todo o mundo optam por ver os obstáculos de 2022 como transitórios e estão otimistas quanto ao futuro das suas empresas. De onde vem esta confiança? Em primeiro lugar, pode ser atribuída aos investimentos estratégicos efetuados pelas PME em tecnologia de ponta, equipamento de última geração e nos melhores talentos humanos – que, por sua vez, abriram caminho para operações simplificadas, poupança de tempo e custos substancialmente reduzidos.

Outro fator é a positividade partilhada pelas PME globais relativamente às suas perspetivas de crescimento para o próximo ano, creditando a sua busca incessante de redução de custos, a capacidade de atrair talentos excecionais e o empenho em melhorar a produtividade, bem como os elementos-chave que permitem resistir ao aumento das despesas.

A adoção de tecnologia é fundamental para o aumento de produtividade e adaptabilidade

É evidente que o valor da tecnologia está a ser amplamente reconhecido para promover o crescimento, aumentar a eficiência e desbloquear o potencial inexplorado. O investimento em equipamento ou tecnologia surgiu como a adaptação mais eficaz para aumentar a confiança, permitindo que mais PMEs poupem tempo, ao passo que aumentam a produtividade. Além disso, os proprietários de empresas portuguesas estão a reconhecer cada vez mais o valor da tecnologia, com 43% das PME a demonstrar a sua intenção em aumentar o seu investimento em tecnologia no próximo ano. No caso das PME portuguesas, as mesmas preveem a implementação de tecnologias emergentes como o 5G (29%), a Inteligência Artificial (19%) e o metaverso (18%).

É encorajador ver este apoio à tecnologia em todos os setores. Em 2023, as PME já beneficiam dos processos automatizados, assim como de conhecimentos atualizados sobre as suas operações comerciais. No entanto, a tecnologia emergente traz consigo novas oportunidades. Ao utilizar a Inteligência Artificial para automatizar os processos, aumentar a visibilidade dos dados e expandir a conetividade, as pessoas estão a alterar a sua forma de trabalhar, não só nos seus empregos, como também num ecossistema mais vasto de clientes, fornecedores, funcionários e governos. Por sua vez, estão a criar uma nova era de negócios mais intuitivos. Chamamos este futuro de Digital Network, sendo que o nosso estudo revela que as PME já estão a apoiar esta visão.

Preparar o caminho para um crescimento sustentado

Olhando para o futuro, as PME em Portugal devem continuar a adotar a tecnologia como a base das suas operações. Os rápidos avanços na IA, na digitalização e nas ferramentas online oferecem oportunidades ilimitadas de crescimento, maior eficiência e uma vantagem competitiva. Ao aproveitarem o poder transformador da tecnologia, ao promoverem uma cultura de colaboração, ao cultivarem grandes talentos e, ainda, ao investirem em programas de desenvolvimento de competências, as PME locais posicionam-se para um crescimento sustentável, onde podem enfrentar com confiança as futuras perturbações e, por último, desempenhar um papel fundamental na condução da recuperação económica global.

As conclusões do nosso estudo mais recente sublinham a necessidade de um apelo coletivo por parte das entidades interessadas do setor e dos organismos governamentais. O setor privado deve apoiar as PME, fornecendo um apoio firme à sua adoção de tecnologia e promovendo a colaboração entre os intervenientes do setor. Por outro lado, os governos devem introduzir e aplicar políticas específicas, oferecer incentivos e afetar fundos para encorajar novos avanços na tecnologia. 

Ao unir forças, podemos criar um ambiente que, não só promova e apoie o crescimento e o sucesso das PME, como também impulsione a recuperação económica para um futuro positivo.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.