Jorge Bento em 2024-3-07

OPINIÃO

Editorial

A vulnerabilidade esquecida

Nesta edição de março onde temos um especial sobre edge computing, é o momento certo para recordar uma vulnerabilidade esquecida neste mundo digital crescentemente conectado, que são os cabos óticos submarinos

A vulnerabilidade esquecida

Entre o final do fevereiro e o início de março, os rebeldes Houthis do Iémen cortaram três dos 14 cabos submarinos que atravessam o Mar Vermelho, já perto do estreito de Bab al-Mandab – o Europe India Gateway (EIG), que tem participação da Altice; o Seacom da Tata; e o Asia Africa Europe-1 (AAE-1) –, o que representa uma perda de 25% da capacidade da Europa se ligar ao Oriente e à África Oriental. O corte dos cabos foi, de acordo com especialistas, nas águas do Iémen.

Fazer o routering do tráfego é sempre possível até um determinado ponto de destruição da capacidade, como recorda o terramoto subaquático em Taiwan em 2006, onde foram cortados sete cabos, levando à quase total incapacidade de tráfego no Sudeste Asiático por várias semanas. 18 anos depois teria sido muito mais disruptivo.

Destruir um cabo de fibra submarina, que descansa nos fundos, sobretudo em águas pouco profundas como o Mar Vermelho, não exige especiais competências técnicas. Já aconteceu no passado que involuntariamente navios mercantes os tenham destruído apenas pelo uso das suas âncoras.

Aliás, embora pouco credível, é uma das hipóteses apontadas.

O Mar Vemelho não é o único ponto do globo onde existe uma alta concentração de cabos com pouca separação entre eles. Há vários estreitos em que a orografia subaquática impõe essa passagem estreita, e há os pontos de ancoragem em todo o mundo, onde muitos cabos partilham pequenas superfícies do fundo do mar, incluindo em Portugal, pese embora que aqui a concentração fica mais dispersa entre Sines, Sesimbra e os dois pontos de ancoragem no estuário do Tejo.

Portugal, que tem uma situação geográfica privilegiada para o ancoramento, tem mais de 12 cabos que entram na sua costa, e muitos mais na sua zona económica exclusiva, tendo uma especial responsabilidade na defesa da conectividade atlântica em caso de conflito. O famoso caso do navio patrulha Mondego, que devia monitorizar um navio russo suspeito de estar a geo-referenciar cabos submarinos, não nos deixa descansados sobre a capacidade nacional de defesa daquilo que é da nossa exclusiva responsabilidade.

 


Jorge Bento

Diretor do IT Channel

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.