Jorge Paiva, Diretor Comercial da Eurotux em 2022-9-19

OPINIÃO

A subida dos custos de energia no mercado de TI

O aumento abrupto dos custos de energia tem óbvias implicações no custo de vida da população em geral

A subida dos custos de energia no mercado de TI

Jorge Paiva, Diretor Comercial da Eurotux

O mercado empresarial, tal como o particular, não está imune às alterações impostas por um contexto de guerra que persiste e insiste em não permitir um alívio no preço de matérias como o gás, o petróleo ou a eletricidade.

Num mundo global em que o efeito borboleta parece ser uma realidade, a cascata de consequências deste cenário implica o aumento do custo energético nos lares, mas também nas empresas. No mundo das Tecnologias de Informação, o custo de operações tem vindo a aumentar, ameaçando a rentabilidade das empresas e a sua viabilidade. A pergunta impõe-se, de que forma podem as empresas enfrentar esta ameaça com as ferramentas que as TI e o mercado coloca à sua disposição? Na minha opinião, existem vários vetores de ataque que devem ser explorados de forma isolada ou cumulativamente, dependendo da natureza do negócio.

  1. Equipamentos com um desempenho energético superior: naturalmente que esta solução implica um investimento inicial, mas que é amortizado rapidamente numa utilização constante do hardware ao longo dos anos. Os principais fabricantes de equipamentos tecnológicos têm renovado o seu portefólio com ofertas mais eficientes do ponto de vista energético, que podem tornar-se aliados de peso no combate ao aumento do custo energético. A necessidade da mudança de equipamentos também pode criar um impulso para a alteração da arquitetura das infraestruturas existentes com a introdução de soluções mais compactas, mais inteligentes e mais simples de gerir o que também ajuda na poupança energética. Além disso, muitas empresas, como é o caso da Eurotux, contemplam um modelo de aluguer de soluções, eliminando o custo inicial de aquisição. Na realidade atual, em que a procura de equipamentos é muito maior que oferta, poderá ser difícil avançar com esta opção favorecendo as opções que são mencionadas a seguir.
  2. Outsourcing de serviços: ao recorrer a recursos externos para as suas operações, as empresas conseguem assegurar uma redução de custos, em especial dos energéticos. Tomemos como exemplo a externalização de gestão de dados e informações. Ao contratarem um fornecedor de serviços cloud para esta tarefa, as empresas eliminam o custo energético inerente a terem essas informações no seu data center, nas suas instalações, onde além do consumo elétrico têm de assumir o custo recorrente dos sistemas de refrigeração. O mesmo acontece com a externalização de parte dos serviços que hoje estão alojados localmente, por exemplo, backup as a service ou disaster recovery as service: acaba-se a necessidade de contar com infraestruturas próprias, entre outras fontes de despesa. 
  3. Serviços remotos: para um número significativo de empresas a realidade mudou com o COVID-19 e houve boas-práticas para a prestação de serviços que ficaram e que antes não eram prioritárias, sendo que em alguns casos eram mesmo rejeitadas. Ao recorrerem a serviços remotos – como por exemplo para a assistência técnica ou serviços específicos como a gestão de bases de dados – as empresas têm acesso a serviços com um valor mais competitivo – já que o prestador de serviço não gasta combustível ou outras energias para garantir o mesmo. Obviamente, empresas como a Eurotux que sempre praticaram e deram prioridade à prestação de serviços remotos, garantem que, mesmo com este modelo de serviço remoto, o técnico se desloca ao cliente em caso de necessidade de intervenção física.

Numa altura de desafios exigentes, a forma como respondemos ao aumento do custo energético nas empresas pode fazer toda a diferença na competitividade das empresas e na forma como estas se posicionam no mercado. Organizações como a Eurotux podem ser um parceiro fulcral na frente comum contra o aumento dos custos energéticos, assegurando uma oferta escalável, adaptável e dinâmica, capaz de se ajustar às necessidades de todo o tipo de clientes.

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