Jorge Bento em 2022-9-16

OPINIÃO

A palavra começada por ‘R’

Não invocarás em vão a palavra começada por ‘R’” faz parte do playbook dos políticos para enfrentar um downturn económico

É como uma superstição, um pensamento mágico: manter o otimismo e o pensamento positivo dos decisores (consumidores e empresas) ajuda a superar tempos de turbulência económica.

Mas, na verdade, preparar antecipadamente um possível ambiente recessivo aumenta as probabilidades de sair mais forte na retoma.

Desta vez, o Canal vai enfrentar uma provável recessão onde a cartilha habitual pode não se aplicar devido a três fatores simultâneos: a alta inflação, a escassez de talentos e o shortage.

Na terra do Tio Sam, uma terra de sujeitos práticos e poucos supersticiosos, abundam agora nas grandes consultoras de IT novos manuais para o setor das tecnologias enfrentar uma recessão.

Estes vários playbooks assentam essencialmente em três pilares:

  1. Agilidade na tomada de decisões sobre custos;
  2. Segurar os melhores elementos das equipas;
  3. Digitalizar tudo e rapidamente.

A aceleração digital pode ser a chave na frente comercial para ultrapassar tempos menos simpáticos. A capacidade de os Parceiros conseguirem desenvolver nos seus clientes uma visão de futuro para acelerar a digitalização com os investimentos certos que lhe permitam a automação de processos.

Automatizar processos permite menores custos e organizações mais magras, melhor experiência do cliente, maior visibilidade do negócio e, consequentemente, mais agilidade.

Nas recentes previsões da Gartner, publicadas no mês passado, sobre o consumo global de tecnologias em 2023, as áreas de menor crescimento são as relacionadas com dispositivos, comunicações e infraestrutura dos dados; as áreas de crescimento robusto são as de software e de serviços IT.

Ultrapassar tempos que começam com a palavra ‘R’ pode não ser tão penoso para os Parceiros que se foquem em acrescentar valor, em acelerar a digitalização dos seus clientes e em os ajudar na automação das suas organizações. Para isso os Parceiros terão de melhorar a narrativa e aceder ao mais elevado grau de decisão possível no cliente. Na verdade, os que podem estar disponíveis para investir em soluções de negócio ao invés de mais custos de operação.

 


Jorge Bento

Diretor do IT Channel

Recomendado pelos leitores

A próxima era de escassez tecnológica
OPINIÃO

A próxima era de escassez tecnológica

LER MAIS

The show must go on
OPINIÃO

The show must go on

LER MAIS

Porque vai a Hiper automação mudar tudo?
OPINIÃO

Porque vai a Hiper automação mudar tudo?

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 92 NOVEMBRO 2022

IT CHANNEL Nº 92 NOVEMBRO 2022

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.