2014-5-29

OPINIÃO

A notícia da morte dos desktops era francamente exagerada

Com o aumento das capacidades dos portáteis, como no processamento, autonomia energética, performance, rapidez e qualidade de som e imagem, progressivo aumento do tamanho dos ecrãs, redução de peso e espessura, acompanhados de uma muito significativa redução de preços, ou seja, todo o poder dos desktops num dispositivo portátil e a preço acessível, muitos foram os que anteciparam a “morte” ou o quase desaparecimento dos desktops, progressivamente substituídos pelos portáteis

João de Sousa, Editor

A entrada no mercado dos tablets e dos smartphones de dimensões razoáveis veio “baralhar e tornar a dar” redefinindo as regras e as expectativas e, desse modo, dando um novo “sopro de vida” aos computadores de secretária.

Com efeito, muitos utilizadores que já dispõem de tablets para uso no seu dia-a-dia estão a ponderar substituir o seu computador de “base” – até agora um portátil – por um desktop, uma vez que os tablets já lhes disponibilizam, com muito mais conforto, a maioria das funcionalidades que até agora eram exclusivo dos portáteis.

A tímida mas continuada recuperação no número de vendas, ou o abrandamento da sua queda, consoante os mercados, é suficiente que foram prematuros os atestados de óbito que alguns passaram às máquinas de secretária.

O mesmo se diga, de resto, em relação às impressoras e ao uso de papel nos escritórios que, ao contrário de diminuir tem vindo progressivamente a aumentar. Deste assunto tratamos nas páginas interiores do número 7 do IT Channel e mostramos-lhe porquê.

Boa Leitura!

Recomendado pelos leitores

Uma nova classe de eficiência operacional
OPINIÃO

Uma nova classe de eficiência operacional

LER MAIS

Armazenamento definido por software: uma tendência chave
OPINIÃO

Armazenamento definido por software: uma tendência chave

LER MAIS

Novas culturas de IT pós-covid
OPINIÃO

Novas culturas de IT pós-covid

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 89 JULHO 2022

IT CHANNEL Nº 89 JULHO 2022

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.