2014-10-15

OPINIÃO

Segurança

A (in)segurança na nuvem

O recente caso do roubo de fotos íntimas de celebridades de Hollywood e a consequente violação da sua privacidade através da invasão da plataforma Apple iCloud, traz den novo a lume uma problemática sobre a qual os peritos de segurança informática advertem constantemente

A (in)segurança na nuvem

Rui Duro, Sales Manager da Check Point Portugal

Os utilizadores, seja por desconhecimento seja por excesso de confiança, expõem frequentemente informação pessoal através de diferentes dispositivos, sobretudo smartphones, e cada vez o fazem
mais mediante aplicações ou plataformas na nuvem, o que representa um risco adicional.

No caso da plataforma iCloud, foram subtraídas imagens que as próprias celebridades afirmavam ter apagado dos seus telefones há meses. Os especialistas de segurança da Check Point descobriram que a maioria dos utilizadores desconhecia que a configuração por defeito da plataforma guardava três cópias de segurança. Estas correspondiam normalmente a três dias consecutivos, mas no caso de utilizadores que viajam muito – como ce- lebridades – e em que é menos provável que se conectem à wifi ao mesmo tempo que carregam o dispositivo, as cópias de segurança podem chegar a ser de dias, semanas ou até mesmo vários meses de diferença.

Os utilizadores da iCloud, portanto, davam como eliminados ficheiros ou imagens que na realidade continuavam a estar disponíveis na plataforma residente na nuvem. Esta política é comum para outras plataformas ou aplicações, pelo que devemos estar atentos às configurações por defeito e vigiar as cópias de segurança dos nossos dados.

As plataformas na nuvem trazem grandes vantagens e um significativo número de utilizadores, mas é importante entender que os riscos são cada vez maiores e que, portanto, é essencial que sejamos cada vez mais cuida- dosos. Respeitar normas básicas de segurança e aplicar o senso comum é a melhor barreira que podemos instalar contra os hackers e manter, assim, salvaguardada a nossa vida digital.

Recomendado pelos leitores

A vulnerabilidade esquecida
OPINIÃO

A vulnerabilidade esquecida

LER MAIS

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud
OPINIÃO

Importância de atualizar as redes empresariais com soluções baseadas na cloud

LER MAIS

AI e a nova escala da hiperescala
OPINIÃO

AI e a nova escala da hiperescala

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.