David Benito, Partner Business Manager da Commvault em 2021-3-23

OPINIÃO

A importância de proteger os dados no Office 365

Temos vindo a observar como a pandemia da COVID-19 acelerou exponencialmente o uso de ferramentas que permitem a colaboração e facilitam o teletrabalho. Um exemplo disso é o Microsoft Teams, que passou de 44 milhões de utilizadores em abril de 2020 para 115 milhões no final daquele ano

David Benito, Partner Business Manager da Commvault

Com o surgimento do Office 365, é mais importante do que nunca continuar a informar os clientes sobre os riscos que existem se não tiverem um plano de proteção e retenção de informações em vigor nessa plataforma. Embora seja verdade que os projetos de proteção do Office 365 têm vindo a ser reforçados, também é verdade que o ritmo a que isso está a ser feito deve ser ainda maior.

Hoje, seis em cada dez utilizadores do Office 365 não têm um plano de proteção de dados para a plataforma ou estão a usar apenas os seus recursos nativos. Por outras palavras, uma elevada percentagem das empresas está a assumir um elevado risco por não ter um backup adequado ou uma correta abordagem à retenção da informação, o que pode conduzir a violações de dados, perdas ou inconformidades com os regulamentos em vigor.

Proteção e retenção da informação no Office365

As empresas devem ter claro que os recursos da solução de backup para Office 365 devem ser os mesmos de quando a plataforma era local: recuperação granular, configuração de políticas de retenção, recuperação de versões de ficheiros, cópias isoladas dos dados de origem para prevenir ataques de ransomware, automatização de tarefas e muito mais.

Além de backup e retenção de dados, existem outros recursos essenciais para as empresas, como gestão de dados para assegurar a conformidade regulamentar. Ou seja, as organizações estão a exigindo de nós a capacidade de identificar certos tipos de dados confidenciais que residem no e-mail, em conversas de equipas, no SharePoint online, etc. dos clientes.

Não é de estranhar, até porque o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) torna necessário que as empresas, para garantir a conformidade regulamentar, sejam capazes de identificar e ter a capacidade de eliminar determinados tipos de dados, onde quer que estejam, tanto no servidor, como na cloud, em dispositivos pessoais ou em plataformas não compatíveis. 

Como afeta o Canal de distribuição

Perante este cenário, o Canal de distribuição tornou-se peça fundamental no processo de ajuda aos clientes no seu processo de transformação digital. Desde o início, o Canal concentrou-se em oferecer serviços acrescentados que ajudassem as empresas a proteger os seus dados e a cumprir as regulamentações. Com efeito, os parceiros têm desempenhado este papel há anos, ajudando as empresas a migrar das suas plataformas de email locais para o Office 365.

Acredito que é importante oferecer aos clientes uma solução de proteção 365 que tenha uma filosofia semelhante a esta plataforma cloud, de forma a tirar o máximo partido dos benefícios de uma solução SaaS. É importante ajudar os clientes a responder às suas necessidades de backup e retenção de informações que residem não apenas no O365, mas também nas restantes soluções incluídas neste pacote, como o SharePoint on-line, o Teams ou o One Drive, por exemplo. Tudo para que o cliente tenha a flexibilidade da cloud também na sua ferramenta de backup, com todas as funcionalidades enterprise necessárias, e com a escalabilidade adequada e que a cloud proporciona.

 

por David Benito, Partner Business Manager da Commvault

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