Sérgio Azevedo, Managing Partner da Streamroad Consulting em 2024-7-23

OPINIÃO

MKT & Vendas

A IA é nossa amiga

Todos já percebemos que há um antes e um depois da pandemia. Tudo mudou, tudo é mais rápido, mais exigente, mais imediato. E quem não apanhar o comboio, arrisca-se a ficar na estação a vê-lo passar. É aqui que entra uma aliada de peso: a IA.

A IA é nossa amiga

A vida profissional agora é outra. Quando antes reuníamos uma vez ou duas por mês com o cliente, agora estamos à distância de um link para o Teams ou Zoom e, de repente, a nossa agenda tornou-se caótica, urgente e muito sobreposta.

Partindo do princípio de que todas as reuniões têm razão de ser, de cada uma delas nasce uma proposta, um projeto, um evento, uma campanha. É aqui que faz sentido entrar a Inteligência Artificial.

Aliás, o aumento da relevância da IA nos últimos tempos deve-se precisamente ao imediatismo nas respostas e ao crescimento exponencial das solicitações de tarefas e reuniões num mundo que se tornou ainda mais digital e conectado e em que empresas e indivíduos se viram forçados a adaptarem- se rapidamente a novas formas de trabalho e interação.

Neste contexto, a inteligência artificial desempenha um papel crucial ao:

Automatizar Processos: As empresas podem adotar ferramentas de IA para automatizar tarefas repetitivas, libertando as suas equipas para se concentrarem em atividades mais estratégicas. Isto pode ir desde atendimento ao cliente até à automação de processos internos com RPA (Automação Robótica de Processos).

Melhorar a Comunicação: Ferramentas baseadas em IA, como assistentes virtuais e plataformas de videoconferência melhoradas com reconhecimento de fala e transcrição automática, tornaram a comunicação mais eficiente e acessível, independentemente da localização geográfica dos colaboradores.

Analisar Dados em Tempo Real: A necessidade de tomar decisões rápidas e informadas está cada vez mais intensa. A IA possibilitou a análise de grandes volumes de dados em tempo real, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas num ambiente de negócios frenético e em constante mudança.

Gestão de Tarefas: Plataformas de gestão de projetos impulsionadas por IA ajudam a organizar, priorizar e distribuir tarefas de forma mais eficiente, garantindo que as equipas permaneçam produtivas e alinhadas.

Monitorização de Produtividade: As ferramentas de IA podem ser valiosas na monitorização da produtividade dos colaboradores de forma não invasiva, analisando padrões de trabalho e sugerindo melhorias.

Realização de Reuniões Virtuais: E por sim as famigeradas reuniões virtuais. Também aqui a IA veio melhorar a experiência das reuniões online com recursos como transcrição automática, tradução em tempo real e análise de padrões de reação, facilitando a comunicação e colaboração entre equipas distribuídas.

Em resumo...

A inteligência artificial ganhou uma importância inegável nos últimos tempos, transformando a forma como trabalhamos, nos comunicamos e vivemos. O seu papel crucial na automação, análise de dados e facilitação do trabalho remoto destaca o seu potencial de moldar o futuro para empresas e pessoas. No entanto, é essencial abordar os desafios éticos e sociais para garantir que os benefícios da IA sejam amplamente distribuídos e utilizados de forma responsável.

Mas uma coisa é inegável: a IA está a proporcionar um novo nível de inteligência e eficiência a todos os setores, incluindo o marketing e vendas, permitindo às empresas não só entender melhor os seus clientes, mas também oferecer experiências mais relevantes e personalizadas, melhorar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento.

Recomendado pelos leitores

Porque a gestão de projetos é essencial para as PME?
OPINIÃO

Porque a gestão de projetos é essencial para as PME?

LER MAIS

Outubro, o mês da Cibersegurança
OPINIÃO

Outubro, o mês da Cibersegurança

LER MAIS

Intel aposta nos novos processadores Core Ultra 200V para travar erosão da posição de mercado
OPINIÃO

Intel aposta nos novos processadores Core Ultra 200V para travar erosão da posição de mercado

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 110 SETEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 110 SETEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.