Henrique Carreiro em 2020-11-27

OPINIÃO

Anchor

A grande transformação para lá do digital

A pandemia da COVID-19 teve um impacto dramático nos hábitos e no comportamento dos consumidores.

Com estes hesitantes em entrar nos espaços comerciais e as empresas a imporem limites de ocupação e distanciamento social, a adoção do comércio eletrónico acelerou desde março, sem sinais de abrandamento à medida que nos dirigimos para um final de ano sem precedentes. Devido a preocupações de segurança, os consumidores continuarão a optar pelas encomendas online para as suas compras de Natal.

O que as empresas tiverem de fazer para se adaptarem à época de Natal de 2020, servirá também de ensaio para 2021. A chave será, portanto, um uso judicioso das plataformas online. Para tal, e em primeiro lugar, será adequado que as empresas procurem um equilíbrio entre as entregas em casa e as entregas na loja, ainda que deem a possibilidade de compra online. O objetivo será mitigar a pressão sobre toda a cadeia de entrega e controlar os custos. Será também importante que os consumidores tenham visibilidade sobre todo o ciclo de entrega.

Os melhores retalhistas online têm vindo a subir a fasquia sobre o que é possível fazer neste campo, e os consumidores não esperam menos de um retalhista mais pequeno do que de um grande. Feliz, ou infelizmente, o comércio online é um grande nivelador de expetativas.

Finalmente, será também crucial que se desenvolvam sistemas de entregas rápidas no retalho. Os serviços de entrega de refeições mostraram, para o melhor e para o pior, o que é possível fazer quando se pretende endereçar o problema da derradeira milha. É necessário otimizar a cadeia de entrega nesta para diminuir os impactos ambientais e humanos. Mas a transformação, a verdadeira transformação, só se conseguirá quando também esta barreira final cair. 

Recomendado pelos leitores

Tendências do Canal para 2021
OPINIÃO

Tendências do Canal para 2021

LER MAIS

Três pilares para construirmos uma Inteligência Artificial de confiança
OPINIÃO

Três pilares para construirmos uma Inteligência Artificial de confiança

LER MAIS

Employer Branding 2021
OPINIÃO

Employer Branding 2021

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 74 FEVEREIRO 2021

IT CHANNEL Nº 74 FEVEREIRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.