Luís Silva, formador Rumos para a área AWS em 2021-5-17

OPINIÃO

A cloud enquanto gerador de mudança nas empresas

A adoção das tecnologias cloud por grande parte do mercado global era já considerada inevitável, no entanto, a pandemia causada pela COVID-19 e a crise económica resultante foram um catalisador de uma maior e mais rápida mudança, obrigando as organizações a procurarem soluções que lhes permitam garantir a resiliência da empresa e seus processos

A cloud enquanto gerador de mudança nas empresas

No contexto pandémico em que vivemos, as vantagens da adoção da cloud tornaram-se ainda mais evidentes em muitas empresas, pois esta desempenha um papel crucial na resposta dos sistemas de informação aos picos de esforço resultantes quer do acréscimo de procura de produtos e serviços digitais, quer da transição para novos modelos de trabalho remoto, muito mais exigentes em termos de comunicações. A flexibilidade da cloud cria também as condições para que as organizações possam apostar na criação de serviços ou produtos adicionais de forma simples e económica, ajudando a garantir a viabilidade do negócio.

Uma vez que ainda não é claro como serão os próximos meses de 2021, levantando questões como a continuidade do teletrabalho ou da realização dos negócios maioritariamente online, as empresas têm de arranjar alternativas que lhes permitam manter-se ágeis, responsivas e adaptáveis. A cloud oferece essa agilidade e escalabilidade, que ajuda as organizações a enfrentar crises como esta com mais eficácia, adaptando-se às necessidades dos negócios, quer em momentos de desaceleração quer em momentos de recuperação e crescimento, que esperamos não tardem a chegar.

Por isso se espera que o mercado de cloud continue a expandir. Segundo os indicadores mais recentes da Gartner, os custos globais em serviços de computação em cloud pública crescerão 18,4% em 2021, e continuarão a crescer até 2024. Segundo o mesmo estudo, 70% das organizações que utilizam hoje serviços de cloud pretendem aumentar as suas despesas na sequência das perturbações causadas pela COVID-19. Num estudo recente da Forrester, a previsão é ainda mais impressionante, prevendo um crescimento global da infraestrutura de cloud pública de 35% em 2021.

Enquanto algumas organizações conseguem perceber rapidamente os benefícios da implementação da cloud, muitas outras têm necessidades complexas com ambientes TI que requerem um planeamento e gestão mais cuidadosos. O estudo 'Train to Accelerate Your Cloud Strategy' realizado pelo IDC, e patrocinado pela Amazon Web Services, defende que a formação é a melhor maneira de acelerar a adoção de cloud pois proporciona uma compreensão mais profunda da tecnologia, necessária nestes ambientes mais complexos. Esta investigação conclui ainda que as organizações que investem em "formação abrangente" (combinando formação dos conceitos fundamentais para os diferentes stakeholders com formação técnica detalhada para as principais equipas técnicas) são as que mais beneficiam, tornando-se mais produtivas, mais eficientes em termos de custos, mais criativas e mais rápidas a adotar a cloud (80%).

A pandemia COVID-19 veio assim salientar as vantagens da adoção da Cloud, potenciada pela formação a vários níveis dos elementos da empresa, e demonstrar que este é um passo que todas as organizações devem considerar se querem estar prontas para as alterações constantes do mercado e para as potenciais adversidades que possam acontecer.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.