Sérgio Azevedo, Managing Director, Streamroad Consulting em 2020-12-23

OPINIÃO

MKT & Vendas

A automatização ao serviço do marketing

Já ouviu falar de Marketing Automation, mas não sabe exatamente do que se trata? Não se preocupe que não está sozinho. Mas saiba que pode ser um aliado importante para a sua estratégia de marketing

Sérgio Azevedo, Managing Director, Streamroad Consulting

Cada vez se fala mais de Marketing Automation, mas a verdade é que muitos marketeers e gestores não só ainda não entendem o conceito, como não fazem ideia do seu verdadeiro potencial.

Há também muitas conceções erradas a respeito do Marketing Automation, que é importante esclarecer já. Muitos pensam que qualquer ação realizada automaticamente é, só por si, uma materialização deste conceito, o que não é verdade. Essas são ações simples que estão muito abaixo do que considero ser uma verdadeira e eficaz automatização do marketing.

Numa definição simplificada, este conceito pode ser definido como a utilização de um software ou plataforma concebida para otimizar a comunicação com uma determinada audiência, tendo como ponto de partida a interação com a sua empresa.

Alguns exemplos de atuação destas ferramentas são o agendamento de posts nas redes sociais, a automatização de e-mail marketing e avaliação dos resultados de campanhas, entre muitos outros. Tudo isto significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com a sua empresa nos diferentes canais de comunicação.

Permite, ainda, entender exatamente o interesse da Lead e o seu estágio de compra, dando-lhe acesso a todas as informações de que precisa em determinado momento e de uma forma imediata. Ou seja, tem uma série de benefícios, desde garantir ações mais qualificadas para captar leads até vender e fidelizar mais.

Conhecer e reter a sua audiência

Já vimos que o Marketing Automation utiliza a tecnologia ao serviço da automatização dos processos e das ações de marketing, com a finalidade de torná-los muito mais rápidos e eficientes, assim como também diminuir o desperdício de tempo em tarefas menos críticas.

Mas o papel da automatização do marketing vai para além disso, atuando também no relacionamento da empresa com o cliente, do primeiro contacto ao pós-venda, com a finalidade de o incentivar a comprar novamente - ou seja, a fidelizá-lo.

Com o Marketing Automation pode criar a sua base de contactos com clientes realmente interessados nos produtos ou serviços da sua empresa.

Através das ferramentas de automatização disponíveis, consegue não só identificar as necessidades do seu mercado, como também acompanhar e tomar as melhores decisões sobre as estratégias a serem seguidas. Desta forma, tem a oportunidade de promover uma melhoria significativa no relacionamento com os seus potenciais clientes e, com isso, alavancar automaticamente as suas vendas.

Se tiver um site, por exemplo, é importante ter formas de fazer com que os visitantes lhe possam fornecer os dados necessários para manter contacto com eles noutros canais. E os formulários de registo são uma das formas mais eficazes de o fazer.

Depois de captar novos contactos, pode começar a comunicar com essa audiência para manter o engagement e, consequentemente, potenciar a disposição para fazer negócio.

Com o Marketing Automation pode, então, unificar os dados obtidos em ações nos diferentes canais mais adequados ao seu mercado, sejam estes redes sociais, no seu site, no seu espaço de e-commerce ou em quaisquer outros.

Em resumo

Como pode ver, o Marketing Automation é uma maneira de elaborar e executar ações de marketing digital com maior eficácia, o que pode proporcionar vantagens como o aumento das vendas, a fidelização de clientes e a redução dos custos de aquisição de clientes.

Existem várias plataformas disponíveis no mercado, pelo que deve avaliar que ferramenta pode trazer o melhor custo-benefício para a sua atividade, adaptando-se às necessidades do seu negócio.

Implementar uma estratégia de automatização de marketing pode, por tudo isto, ser um diferencial competitivo para o seu negócio, quer o faça in-house, quer recorra a um parceiro especializado na matéria, mais familiarizado com os processos e com melhores condições de lhe garantir o retorno pretendido.

Recomendado pelos leitores

Tendências do Canal para 2021
OPINIÃO

Tendências do Canal para 2021

LER MAIS

Três pilares para construirmos uma Inteligência Artificial de confiança
OPINIÃO

Três pilares para construirmos uma Inteligência Artificial de confiança

LER MAIS

Employer Branding 2021
OPINIÃO

Employer Branding 2021

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 74 FEVEREIRO 2021

IT CHANNEL Nº 74 FEVEREIRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.