Henrique Carreiro em 2024-4-09

OPINIÃO

Anchor

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

A ascensão da inteligência artificial (AI) está a forçar as empresas e os fornecedores de serviços de cloud a repensar as suas estratégias de networking

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

Henrique Carreiro

À medida que mais workloads de AI migram para a cloud, as inéditas exigências de largura de banda e peculiares padrões de tráfego usados no treino de modelos estão a sobrecarregar as infraestruturas existentes.

Os workloads de AI e machine learning representam o maior desafio atual enfrentado pelo networking de cloud. O enorme volume de dados necessário para treinar os grandes modelos de linguagem e outras aplicações de AI, juntamente com as necessidades de baixa latência, eclipsam, numa ordem de grandeza, a utilização típica da cloud empresarial.

Confiar simplesmente em interconexões normais de cloud revela-se insuficiente, pois estas correm o risco de criar estrangulamentos que impedem que os workloads de AI processem dados de forma eficiente. As interconexões diretas de alto rendimento entre sites são agora essenciais. Otimizar redes para a AI é um puzzle multidimensional onde a capacidade em termos absolutos é apenas uma das peças. Com os modelos de AI a ingerir elevadíssimos volumes de dados durante as fases de treino, as taxas de “egress”cobradas pelos fornecedores de cloud podem tornar alguns workloads proibitivamente caras se não for tida em conta uma gestão adequada. As organizações estão a reavaliar o routing e a arquitetura da cloud para rastrear de perto a “gravidade dos dados” e a mobilidade dos workloads, evitando custos inesperados.

Face às exigentes necessidades de networking da AI, está a emergir rapidamente um ecossistema de fornecedores com soluções inovadoras que abrangem interconexões de alta velocidade, aceleradores de hardware especializados, stacks de protocolos otimizados para AI e ferramentas de telemetria de rede impulsionadas por AI. Embora ainda numa fase inicial, um facto é claro — as redes existentes não foram projetadas para as exigências de desempenho extremas da AI. A AI está a catalisar a próxima vaga de capacidades de cloud networking inteligentes.

À medida que a presença dos serviços de AI nas empresas e na cloud cresce, o networking pode revelar-se o estrangulamento mais crucial a ultrapassar. Aqueles que repensarem estrategicamente desde já a sua abordagem para acompanhar a evolução da AI terão uma considerável vantagem competitiva.

Recomendado pelos leitores

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

Mercado de TI recupera em 2024. Quais as oportunidades para o Canal?
OPINIÃO

Mercado de TI recupera em 2024. Quais as oportunidades para o Canal?

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.