Andreia Pereira, Manager Michael Page Information Technology em 2018-12-04

OPINIÃO

5G o que esperar?

O 5G é a quinta geração de telecomunicações móveis, que deverá estar disponível em 2020, juntamente com o lançamento de dispositivos compatíveis

5G o que esperar?

O 5G terá uma velocidade de transferência de dados dez vezes mais rápida do que o 4G, com latência mínima. Em 2017, a Huawei colaborou com a LG U + e realizou testes que permitiram atingir uma velocidade de transferência de dados próxima a 20 Gb / s. Esta é claramente uma grande conquista, mas o 5G deve eventualmente permitir uma transferência de dados de até 100 Gb / s.

De que forma é que o lançamento de um novo padrão de rede móvel impactará o emprego no setor de TI e como o 5G contribuirá para o progresso tecnológico?

Ótimo momento para Cloud Computing

Graças ao 5G, a maioria dos processos poderá funcionar na computação em nuvem: as operações que consomem recursos não sobrecarregarão mais a infraestrutura dos usuários. Isto significa um adeus à capacidade de computação muito baixa dos dispositivos móveis, que de qualquer forma, seria incapaz de acompanhar a transferência 5G ultra-rápida. O mercado de trabalho irá assistir a uma procura crescente por especialistas em computing cloud. Nos próximos anos, programadores de software e engenheiros especializados em cloud serão procurados e muito bem remunerados.

Realidade virtual - trabalho real

A velocidade de transferência de dados permitirá aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia de Realidade Virtual (RV) e fornecer aos usuários entretenimento numa escala sem precedentes, nível de realismo e experiência do usuário.

A tecnologia de realidade virtual precisa de uma grande largura de banda e, possivelmente, de menor latência, e o 4G LTE muitas vezes não consegue atender a esses requisitos. A RV, no entanto, será O 5G é a quinta geração de telecomunicações móveis, que deverá estar disponível em 2020, juntamente com o lançamento de dispositivos compatíveis aplicada nos nossos computadores, smartphones e carros. Assim, novas oportunidades surgirão para engenheiros de realidade virtual, Gameplay e Level Designers e criadores de aplicações.

Segurança Informática - prioridade máxima

A largura de banda de 5G permitirá que o fenómeno conhecido como Internet das Coisas atinja o seu auge. Cada vez mais dispositivos poderão conectar-se e comunicar uns com os outros, criando casas inteligentes, distritos e cidades inteiras, tudo isto para facilitar a vida das pessoas. Em teoria... Pois a prática pode realmente ser diferente. Quanto mais dispositivos tiverem acesso aos nossos dados (e o 5G nos manter on-line quase 24 horas por dia), maiores as possibilidades de os dados cairem nas mãos erradas.

Na era em que todos os eletrodomésticos estão conectados num único organismo digital, um hacker poderá invadir o nosso computador através de um aspirador inteligente ou duma máquina de café! Um dos desafios reais e, na verdade, uma grande oportunidade para os especialistas em segurança informática, é garantir que todos os “portões” em potencial estejam fechados contra os amadores do roubo eletrónico. De acordo com a Huawei, a 5G pode permitir que até um milhão de dispositivos se conectem entre si numa área de um quilómetro quadrado. Isto significa uma grande quantidade de ameaças potenciais à segurança e privacidade dos usuários. Especialistas em segurança informática devem, portanto, esperar muito trabalho nos próximos anos.

 

Andreia Pereira, Manager Michael Page Information Technology

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.