Jorge Bento em 2022-12-09

OPINIÃO

Editorial

2023 e o canário na mina de carvão

Há um ambiente de fria expectativa sobre 2023 e alguns sinais de que o nível de ansiedade dos agentes económicos está de volta

2023 e o canário na mina de carvão

Dentro da comunidade das tecnologias de informação, que está habituada a crescer vários pontos acima da economia, temos sinais contraditórios tanto ao nível dos mercados que endereçam como das soluções que disponibilizam.

Essa assimetria desenha-se desde o final do Q2 com uma linha divisória clara entre o mercado doméstico (visivelmente em dificuldades) e o mercado profissional. Por outro lado, uma divisão entre a prestação nas vendas de devices versus os segmentos de software e de serviços IT empresarias, com o data center a ficar no meio-campo.

Os leitores do nosso jornal são, na generalidade, Parceiros que endereçam o segmento empresarial e público, onde são feitos cerca de três quartos do IT spending, e para eles há sempre oportunidades de crescimento à medida que as empresas inovam e transformam os seus negócios por meio da tecnologia.

Também o modelo de receita mudou. É agora menos transacional, com uma carteira de negócios que conta com uma componente de receitas recorrentes por contratos que garantem o software, os serviços cloud e mesmo o hardware em modelos de consumo, que precisam de lá estar para a operação diária das organizações.

Claro que a área de projetos é a mais sensível ao ambiente económico, mas a verdade é que tem de continuar a acontecer para a sobrevivência e competitividade das empresas. Esta área é mesmo o “canário na mina de carvão”; se há problemas ela dá o primeiro sinal.

Portugal tem um desafio próprio nesta matéria que é a taxa de execução de PRR. Contas feitas pelo jornal ECO em novembro, só 7% das verbas tinham efetivamente chegado ao terreno. Com apenas dois anos para executar a totalidade do pacote, a velocidade vai ter de aumentar e novos projetos vão acontecer na componente da digitalização. Se formos bem-sucedidos o impacto positivo no IT será enorme.

Por todas estas razões - também pelo histórico em outros momentos desafiantes - diria que, para os Parceiros de IT que enderecem o empresarial e o público, há espaço para um moderado otimismo para 2023.

 


Jorge Bento

Diretor do IT Channel

Recomendado pelos leitores

Como a IA Generativa está a transformar o mundo dos negócios
OPINIÃO

Como a IA Generativa está a transformar o mundo dos negócios

LER MAIS

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.