Jorge Bento em 2023-9-15

OPINIÃO

Editorial

10 voltas ao sol!

Comemorar datas, incluindo aniversários, nunca foi exatamente a minha praia

10 voltas ao sol!

Acho que só consigo fazer uma coisa de cada vez: ou olho para a frente ou para o retrovisor, e isso é altamente desaconselhável se não for por breves instantes.

Mas o IT Channel é da minha equipa e eles foram perentórios que era preciso comemorar a edição do 10.º aniversário. E fizeram bem.

Por vezes, mesmo por breves momentos, é útil olhar para trás e avaliar o caminho que já se fez. 10 anos em outras áreas de conhecimento nem é muito tempo. Acho que para uma revista de jardinagem (sem qualquer desprimor pelo tema) não faria muita diferença recuperar um artigo com 10 anos e republicá-lo.

Mas 10 anos em tecnologia é um outro mundo, e o mercado dos Parceiros de há 10 anos só marginalmente se assemelha ao de hoje.

Não foram 10 anos fáceis. Nem para este povo lusitano, nem para os Parceiros que implantam tecnologia em Portugal. Muitos deles não sobreviveram e, os que hoje lideram, tiveram de se reinventar por completo.

Gostava de olhar para esta década e fazer um balanço positivo do nosso caminho, mas não é fácil - Portugal caiu três lugares no ranking europeu do Digital Economy and Society Index e está agora abaixo da média europeia; o GDP per capita não acompanhou outros países da convergência; a produtividade/ hora passou de 78% da média europeia para 73% e, talvez por tudo isso, uma parte demasiado grande dos nossos jovens talentos fez as malas e foi resolver o seu problema da habitação para outras paragens.

Dizem que quem trabalha neste ecossistema da tecnologia é um privilegiado. Bom, depende dos pontos de vista e das expetativas, mas, realmente, face à maioria dos setores, é um setor que cresce economicamente sempre alguns pontos acima do PIB.

Mas, pelas razões explicadas, isso também não é grande referência quando falamos de Portugal.

De facto, pode ser um privilegiado, mas essencialmente por outra razão; para mim é a mais apaixonante área do conhecimento onde se pode trabalhar porque tudo muda vertiginosamente depressa. Quero agradecer genuinamente aos nossos leitores e aos nossos Parceiros terem tornado possível estas 100 edições, termos multiplicado por várias vezes a nossa atividade neste 10 anos, mas, essencialmente, por nos deixarem fazer aquilo que mais gostamos: informar e criar conteúdos nas tecnologias de informação.

 


Jorge Bento

Diretor do IT Channel

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.