Maria Beatriz Fernandes em 2022-9-27

NEGÓCIOS

Parceiro do Mês

Xpand IT quer criar valor na “implementação de projetos de transformação digital de elevada complexidade”

A consultora tecnológica foca-se e investe regularmente em frameworks e processos internos que promovem a cultura de inovação, de colaboração, alinhamento e agilidade do negócio

Xpand IT quer criar valor na “implementação de projetos de transformação digital de elevada complexidade”

Paulo Lopes, CEO & Senior Partner da Xpand IT

Quem/quando/como/o quê

Foi há vinte anos, em 2003, que a Xpand IT nasceu. Fundada por Marco Oliveira e Pedro Gonçalves, a consultora portuguesa especializou- se na engenharia e desenvolvimento de software, focada em criar soluções tecnológicas adaptadas aos clientes e Parceiros com um “elevado nível de especialização, inovação e excelência recorrendo a tecnologias disruptivas e de vanguarda”, indica a empresa.

Depois de aumentarem o número de colaboradores em 13% em 2021 – atualmente, contam com mais de 320 colaboradores –, já dispõem de mais de 30 vagas em aberto. Com o objetivo de fazer face ao crescente número de projetos, pretendem contratar 150 pessoas ao longo de 2022 e, no próximo ano, 200, sensivelmente. Tendo em vista potenciar a flexibilidade e o equilíbrio entre a vida pessoal e laboral, a Xpand IT, que possui escritórios em Lisboa, Braga e Viana do Castelo, adotou, em 2022, um modelo de trabalho personalizado de acordo com a natureza da contratação e a localização do colaborador.

Presentes em mais de 30 países e com mais de 340 clientes na área de serviços, a Xpand IT mantém Parcerias estratégicas com empresas como a Atlassian, Cloudera, Conf luent, Salesforce, WSO2, ou, ainda, a Microsoft, que atribuiu, pelo segundo ano consecutivo, o prémio de Parceiro do Ano no mercado português à consultora.

Do seu portfólio, o maior crescimento tem sido nos segmentos relacionados com dados – com projetos que vão desde a gestão e armazenamento de grandes volumes de dados à espetiva análise e recolha de informação –, e com customer facing apps, na implementação de soluções como aplicações móveis ou portais – nomeadamente projetos digitais, de aplicações cujo objetivo é chegar ao consumidor final ou melhorar os processos internos das empresas.

Porquê?

O principal objetivo da Xpand IT é criar valor através da “implementação de projetos de transformação digital de elevada complexidade. Acreditamos que a excelência e a qualidade são fatores de diferenciação, sendo que é imperativo para nós estarmos na vanguarda de soluções tecnológicas”, afirma Paulo Lopes, CEO & Senior Partner da Xpand IT.

É neste sentido que a consultora se foca e investe, de forma constante e transversal à organização, em frameworks e processos internos que promovem a cultura de inovação, de colaboração, alinhamento e agilidade do negócio, refere o responsável. “A procura constante por novas abordagens está no nosso ADN e isso tem sido um fator-chave que nos tem permitido destacar no mercado”, reitera.

Há dez anos que a Xpand IT conta com taxas de crescimento que variam entre os 25% e os 50%, anualmente, e, segundo o CEO, “2022 não será diferente”, perspetivando um fecho do ano a rondar os 23 milhões de euros. Agora, a Xpand IT acredita estar preparada para alavancar o crescimento através da internacionalização.

Três anos depois de nascer, a empresa começou a exportar os serviços e em 2015 abriu a primeira subsidiária no Reino Unido. Atualmente, estão também presentes na Suécia e na Croácia. “Estamos a avaliar a possibilidade de escalar toda a nossa oferta com a abertura de mais mercados”, esclarece Paulo Lopes.

E agora?

O CEO da Xpand IT destaca a expansão a nível europeu como o principal driver estratégico, com a abertura de novas subsidiárias e “apostando na contratação de estrutura local (com equipa técnica e equipa de gestão)”, não descurando, contudo, na aposta em Portugal.

“O mercado português é um mercado dinâmico em termos de projetos de transformação digital”, reflete o responsável da Xpand IT. Mas dos “inúmeros desafios apresentados ao setor das TIC em Portugal”, Paulo Lopes destaca a “escassez de recursos humanos qualificados no mercado” para fazer face à procura pelo digital, “sobretudo no último ano, com a globalização e democratização do trabalho remoto”.

O Senior Partner da Xpand IT completa, dizendo que as inúmeras iniciativas desenvolvidas neste âmbito são “claramente, insuficientes para as necessidades atuais”, levando a que uma maior “pressão” recaia sobre as empresas portuguesas que, nos próximos anos, “terão de encontrar novas formas de atrair e reter talento”.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.