2023-9-22

BIZ

Vendas globais de wearables recuperam com crescimento de 8,5% no segundo trimestre de 2023

Após dois trimestres de declínio, as vendas globais de wearables cresceram em 8,5% no segundo trimestre de 2023, totalizando 116,3 milhões dispositivos vendidos

Vendas globais de wearables recuperam com crescimento de 8,5% no segundo trimestre de 2023

De acordo com novos dados do Worldwide Quarterly Wearable Device Tracker, publicado pela International Data Corporation (IDC), as vendas globais de dispositivos vestíveis – conhecidos como wearables – recuperaram de dois trimestres de declínio e voltaram a crescer em 8,5% no segundo trimestre de 2023, com um total de 116,3 milhões de dispositivos vendidos.

No entanto, o crescimento ocorreu às custas do valor de mercado global, refere a IDC. Com o aumento da concorrência e dos descontos dos retalhistas que visavam reduzir o excesso de inventário, verificou-se uma queda dos preços médios de venda (ASPs).

As cinco principais empresas de wearables no trimestre em questão foram a Apple, a Xiaomi, a Imagine Marketing, a Huawei e a Samsung, de acordo com os dados da IDC. Não obstante, a concorrência externa a estas empresas tem vindo a aumentar, abrindo espaço para a participação no mercado de empresas mais pequenas no ano passado e para fatores de forma menos conhecido, como anéis conectados. 

“Embora o fitness tracking, como passos dados e distâncias percorridas, tenha sido útil para capturar o público principal, muitos consumidores agora clamam por uma abordagem mais holística para a monitorização da saúde, abrindo caminho para recursos como monitorização do sono, métricas de recuperação, pontuações de prontidão e rastreio do nível de stress”, afirma Jitesh Ubrani, research manager da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC.

“É aqui que marcas menores, como a Oura, a Whoop e a Withings, conseguiram criar um nicho, embora muitas marcas de grande nome e algumas empresas locais estejam de olho neste espaço e devam lançar produtos nos próximos meses”, acrecenta Ubrani.

Com a recuperação do mercado neste trimestre, as previsões da IDC projetam a venda de 520 milhões de wearables em 2023, com um aumento de 5,6% comparativamente a 2022. Os dispositivos audíveis – hearables – serão os mais vendidos, com quase 62% dos wearables este ano. Seguem-se os smartwatches, com quase 32% das vendas.

Até ao final de 2027, a IDC espera um crescimento do mercado para 625,4 milhões, representando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 4,7%.

“A maioria dos consumidores pensa em marcas populares como Apple, Samsung e Fitbit quando se trata de wearables, e eles estariam corretos”, refere Ramon T. Llamas, research director da equipa de wearables da IDC. No entanto, muitas empresas mais pequenas estão a impulsionar o seu crescimento. Apesar de poderem não ter as aspirações a líderes de mercado, estas concentram-se em regiões geográficas mais específicas, como na China e na Índia, e com dispositivos que atendem às expectativas de preço, explica Llamas.

O research director da IDC conclui: “olhando para o futuro, não é muito difícil imaginar algumas dessas marcas a ser mencionadas ao mesmo tempo que as mais populares do mundo, ou a imaginar a mudança para mercados adjacentes onde a procura reprimida ainda não foi totalmente satisfeita”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vendas mundiais de smartphones vão atingir o volume mais baixo numa década
BIZ

Vendas mundiais de smartphones vão atingir o volume mais baixo numa década

LER MAIS

Vendas globais de wearables aumentam em 2023
HARD

Vendas globais de wearables aumentam em 2023

LER MAIS

Vendas globais de wearables em queda no segundo trimestre
BIZ

Vendas globais de wearables em queda no segundo trimestre

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Claranet nomeia Miguel Nunes como novo CISO
BIZ

Claranet nomeia Miguel Nunes como novo CISO

LER MAIS

Investimentos em computação edge deverão atingir os 378 mil milhões de dólares
BIZ

Investimentos em computação edge deverão atingir os 378 mil milhões de dólares

LER MAIS

Esprinet nomeia novo Country Manager para Portugal
BIZ

Esprinet nomeia novo Country Manager para Portugal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 111 OUTUBRO 2024

IT CHANNEL Nº 111 OUTUBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.