2023-5-09

BIZZ

Vendas globais de tablets registam queda de 19% no primeiro trimestre

De acordo com a IDC, apesar da queda nas vendas de tablets e Chromebooks, os níveis não estão abaixo da pré-pandemia

Vendas globais de tablets registam queda de 19% no primeiro trimestre

As vendas mundiais de tablets registaram uma queda anual de 19,1% no primeiro trimestre de 2023, totalizando 30,7 milhões de unidades, de acordo com o Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da IDC. 

Segundo o especialistas, o volume de vendas é, agora, comparável aos níveis pré-pandémicos – com 30,1 milhões de unidades vendidas em 2019 e 31,9% em 2018. As previsões indicam que as vendas no primeiro semestre deverão continuar baixas, com os fornecedores concentrados em desfazerem-se do stock antes de lançaram novos modelos. 

As vendas de Chromebooks também contraíram no primeiro trimestre, totalizando 3,8 milhões de unidades, uma queda anual de 31%. Contudo, o declínio mensal foi muito menor, já que as vendas aumentaram ligeiramente no final do trimestre, com alguns fornecedores a receberem pedidos devido a um aumento esperado no custo de licenciamento do Chrome OS no segundo semestre de 2023, explica a IDC.

Todos os fornecedores de tablets registaram uma queda no trimestre, à medida que os colaboradores retornaram ao escritório e os consumidores se revelaram mais cautelosos com os gastos, enfraquecendo a procura. Contudo, com sinais de recuperação económica global e o alívio da inflação, a IDC afirma que melhorias no segundo semestre são expectáveis. 

No trimestre, a Apple ficou em primeiro lugar entre os fornecedores, seguida da Samsung, ambos perfazendo quase 58% de quota do mercado. A Huawei subiu para terceiro lugar, apesar das vendas terem decrescido 9,7%. Na quarta posição encontra-se a Lenovo e em quinta a Amazon, com um declínio acentuado de 62%. 

Os fornecedores de tablets entraram no primeiro trimestre de 2023 com cautela. Como esperado, os volumes comerciais e de consumo foram baixos, já que o ambiente macro permaneceu incerto ao longo do trimestre”, disse Anuroopa Nataraj, senior research analyst da IDC.

No entanto, o que é notável é o impacto positivo que as restrições da pandemia tiveram na adoção de tablets e quantos fornecedores aproveitaram a oportunidade para conceber e vender modelos que suportaram adequadamente os casos de uso. Por exemplo, os tablets de tela grande, ideais para o ensino remoto e situações de trabalho híbrido, aumentaram significativamente as vendas em comparação com os níveis pré-pandemia”, esclareceu.

Apesar da queda nas vendas de tablets, há algum motivo para otimismo, já que mais fornecedores estão a prestar atenção ao ambiente”, disse Jitesh Ubrani, research manager em Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “O recente lançamento da OnePlus e o próximo Pixel Tablet da Google são sinais claros de que há vontade do lado da oferta. A reentrada do Google é de particular interesse, pois tem o potencial de melhorar a experiência do tablet Android, ao mesmo tempo em que torna o tablet parte integrante de uma smart home”, concluiu.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado de tablets mantém-se resiliente no quatro trimestre de 2022
BIZZ

Mercado de tablets mantém-se resiliente no quatro trimestre de 2022

LER MAIS

Mercado mundial de tablets regista quinta queda anual consecutiva no terceiro trimestre
BIZZ

Mercado mundial de tablets regista quinta queda anual consecutiva no terceiro trimestre

LER MAIS

Mercado de computadores e tablets deverá diminuir em 2022 e 2023
BIZZ

Mercado de computadores e tablets deverá diminuir em 2022 e 2023

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
BIZZ

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

Acionistas da Juniper Networks aprovam aquisição pela HPE
BIZZ

Acionistas da Juniper Networks aprovam aquisição pela HPE

LER MAIS

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B
BIZZ

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.