2021-7-23

NEGÓCIOS

Vendas de comunicações unificadas crescem exponencialmente na Europa

Apesar do atual aumento de vendas e receitas, devido à crescente reabertura da sociedade prevê-se um declínio dos números nos próximos meses

 

As vendas de comunicações unificadas aumentaram 76% no território europeu, em relação ao mesmo período de 2020, dizem dados da Context. Porém, prevê-se um abrandamento do crescimento na segunda metade do ano. "Os vendedores comentaram que a demanda está a diminuir, especialmente nas vendas de auriculares e câmaras, mas os pedidos pendentes estão a ser atendidos. Isto pode sugerir que o mercado de comunicações unificadas volte a níveis mais 'normais' no futuro próximo", assegura Sam Naman, diretor de investigação e desenvolvimento empresarial na Context.

Os dados abrangem todo o mercado de comunicações unificadas, que ganharam grande popularidade com a educação e trabalho remotos. Isto inclui auriculares e auscultadores, câmaras, altifalantes, microfones, sistemas de sala, hubs, telefones IP e sistemas de exibição. As vendas cresceram ainda mais - 111% - se comparadas com os números de 2019, no mesmo período.

Para o especialista, “no entanto, isso depende muito das circunstâncias de cada país, da região. Isto inclui a rapidez com que as restrições são relaxadas e os trabalhadores são incentivados a voltar ao escritório, bem como se há algum plano governamental para estimular as compras de IT, como aconteceu no Reino Unido". O governo britânico lançou a iniciativa Superdeduction, que permite que as empresas reduzam as contas fiscais em até 25 pences por cada libra que investem dispositivos de IT, o que deverá impulsionar as vendas nos próximos meses.

É de notar que o Reino Unido, juntamente com a Alemanha, é responsável por quase 50% do volume de mercado nos seis principais países europeus - Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Polônia e Espanha – que tiveram um crescimento da receita anual de 64% e 88% em relação ao mesmo período de 2019, e um crescimento do volume anual de 80%, crescendo para 111% em relação a 2019.

O aumento de vendas de dispositivos refletiu-se num crescimento de 56% das receitas de comunicações unificadas até à data e 103% em comparação com 2019. As vendas de unidades no primeiro trimestre – 5,4 milhões - refletiram um aumento anual de 74% e nos primeiros meses do segundo trimestre chegou rapidamente aos 75% (2,5 milhões de unidades). Contudo, com a reabertura da sociedade há uma tendência para o declínio das vendas e das receitas. Tendo em conta a dificuldade de igualar a demanda dos períodos de confinamento, espera-se que os índices caiam nos próximos meses.

Recomendado pelos leitores

Decunify anuncia novo Diretor de Vendas
NEGÓCIOS

Decunify anuncia novo Diretor de Vendas

LER MAIS

IBM Portugal nomeia novo presidente
NEGÓCIOS

IBM Portugal nomeia novo presidente

LER MAIS

Fusão entre Tech Data e Synnex dá lugar à TD Synnex
NEGÓCIOS

Fusão entre Tech Data e Synnex dá lugar à TD Synnex

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 80 SETEMBRO 2021

IT CHANNEL Nº 80 SETEMBRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.