2020-12-25

CLOUD

Mercado de comunicações unificadas cresce a um bom ritmo

A IDC antecipa que o crescimento global da UC&C será impulsionado por clientes de empresas que se focam em soluções de voz, vídeo, mensagens e colaboração baseadas na cloud

Mercado de comunicações unificadas cresce a um bom ritmo

De acordo com os últimos dados publicados pela IDC, no terceiro trimestre de 2020, o mercado global de comunicações e colaboração unificada (UC&C) registou um crescimento homólogo de 26,7% e um aumento trimestral de 6,6% para 12,3 mil milhões de euros.

Especificamente, o segmento de soluções de colaboração (incluindo software e serviços de videoconferência em cloud) aumentou 46,7% em termos homólogos e 5,3% em comparação com o trimestre anterior, para quase 5,8 mil milhões em receitas, e um aumento de 37,8% por ano. 

Já o segmento de comunicações unificadas como serviço (UCaaS) também teve um bom desempenho e cresceu 23,3% ao ano e 8,3% sequencialmente atingindo quase 4,3 mil milhões em receitas.

Os segmentos de sistemas de videoconferência empresarial (terminais e infraestruturas de vídeo) e sistemas de vídeo tradicionais baseados em salas diminuíram 2,3% em comparação com o ano anterior e em 6,9% trimestralmente.

Enquanto terminais de vídeo e equipamentos de infraestruturas de vídeo para salas de reuniões mais pequenas registaram um crescimento positivo no trimestre com um forte crescimento de dois dígitos das receitas dos telefones IP, registou-se uma diminuição de 32,9% em comparação com o mesmo trimestre do ano.

À medida que algumas organizações passam da fase de crise para a fase de recuperação pandemia, espera-se que o crescimento global da UC&C seja impulsionado por clientes de empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado, que estarão especialmente interessados em soluções de voz, vídeo, mensagens e colaboração baseadas na nuvem, para impulsionar iniciativas como projetos de transformação digital e locais de trabalho híbridos.

O aumento das receitas nestes segmentos no terceiro trimestre parece confirmar-se.
"Em 2020, a COVID-19 teve muitas empresas e organizações a reconsiderar os seus planos para alavancar as tecnologias digitais e acelerar o interesse e adoção de soluções como a colaboração, a videoconferência, as mensagens e a UCaaS, entre outras", afirma Rich Costello, analista sénior de investigação para comunicações e colaboração unificadas na IDC.

"Em 2021 esperamos que os números de crescimento positivo continuem nestes segmentos chave da UC&C, embora a taxas um pouco mais modestas".

Vantagens da telefonia em cloud
O mercado dos sistemas de telefonia em cloud está em constante crescimento. De 2017 a 2022, as extensões de cloud aumentarão de 13 milhões para 26 milhões na Europa. Facilidade de uso, independência total e fiabilidade são as credenciais de sistemas de telefonia em cloud, como o NFON.s.

ARTIGOS RELACIONADOS

Gastos empresariais em serviços cloud atingem 65 mil milhões de euros
CLOUD

Gastos empresariais em serviços cloud atingem 65 mil milhões de euros

LER MAIS

Gastos globais em cloud aumentam 33% no 3º trimestre
CLOUD

Gastos globais em cloud aumentam 33% no 3º trimestre

LER MAIS

Assista à mesa redonda do IT Channel sobre cloud híbrida e multicloud
CLOUD

Assista à mesa redonda do IT Channel sobre cloud híbrida e multicloud

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.