2016-6-07

NEGÓCIOS

Tablets: mercado voltará a crescer em 2018, segundo a IDC

A IDC revela que, apesar de ser esperado que o número de unidades vendidas continue a cair este ano, perto de 10%, o ano de 2018 deverá marcar uma inversão, impulsionado pelos híbridos

Tablets: mercado voltará a crescer em 2018, segundo a IDC

O mercado global de tablets já alcançou o seu expoente máximo e, por isso, 2016 e 2017 serão anos de queda. Este ano, o número de unidades vendidas deverá cair 9,6%, em comparação com 2015. Mas as más notícias ficam-se por aqui. A IDC espera que haja uma ligeira recuperação em 2018, impulsionada pelos dispositivos dois-em-um, com teclados destacáveis, altura em que este mercado deverá voltar a crescer. Esta categoria representa, de momento, apenas 16% da totalidade do mercado e a IDC espera que seja de 31% em 2020.

Segundo a consultora, os ciclos de vida dos tablets rondam os quatro anos. Os fabricantes estão virar as suas atenções para o segmento dos destacáveis,  o que resultou num aumento da oferta e numa diminuição dos preços médios, o que resultou em consumidores mais despertos para esta categoria. A IDC diz ainda que muitos fabricantes de PCs assumiram esta categoria como uma extensão natural do mercado de PCs e que, por isso, a endereçaram. Essa decisão levou a que concorram com os fabricantes do mercado dos smartphones, o que resulta numa nova dinâmica ao nível do Canal e em preços mais baixos.  “O segmento dos tablets destacáveis é também considerado por alguns fabricantes, como a Apple, como uma forma de acelerar os ciclos de substituição dos tablets tradicionais”, aponta Jean Philippe Bouchard, research director. “Um dos motivos pelo qual o mercado dos tablets tradicionais está a cair prende-se com o facto dos utilizadores não terem uma boa razão para os substituir, o que leva a que dispositivos centrados na produtividade, como os tablets destacáveis, são considerados um dispositivo de substituição para utilizadores de tablets tradicionais high-end de maior dimensão”.  

A IDC estima que, até 2020, sejam vendidos anualmente 100 milhões de tablets simples, impulsionados pelos low cost de ecrã mais pequenos. Os tablets simples com tamanhos de ecrã de 9 polegadas tiveram um preço médio de 183 dólares em 2015 e a IDC espera que caia para 157 dólares em 2020.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vendas combinadas de PCs, tablets e telemóveis devem crescer quase dois por cento este ano
NEGÓCIOS

Vendas combinadas de PCs, tablets e telemóveis devem crescer quase dois por cento este ano

LER MAIS

Vendas de tablets de 11 ou mais polegadas deverão triplicar este ano
HARDWARE

Vendas de tablets de 11 ou mais polegadas deverão triplicar este ano

LER MAIS

Vendas de tablets na Europa crescem no segmento empresarial
HARDWARE

Vendas de tablets na Europa crescem no segmento empresarial

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Broadcom vende antiga divisão da VMware
NEGÓCIOS

Broadcom vende antiga divisão da VMware

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.