2016-9-09

NEGÓCIOS

Quem são os empresários da geração millennial?

Foi esta a questão que o estudo "Walk With Me", da Sage, colocou, concluindo que existem cinco perfis de millennials que compõem a geração de jovens empresários

Quem são os empresários da geração millennial?

Segundo o estudo da Sage, que analisou as principais caraterísticas e atitudes dos empreendedores millennial em todo o mundo, apesar das variações existentes nos comportamentos desta geração entre os vários países, estes líderes de negócio têm determinadas caraterísticas que os classificam em cinco tipos de personalidades.

 

Planificadores

Segundo a Sage, os planificadores são extremamente metódicos na sua abordagem de trabalho, gostam de planear o sucesso de forma cautelosa. Numa perspetiva ambiciosa, nunca acreditam que as coisas são o que parecem e fazem sempre muitas perguntas. Para eles, o mais importante é gostarem do que fazem e serem donos do seu próprio destino. Além disso, valorizam mais as pessoas que a tecnologia, mas contam com a tecnologia paga para assegurar que se mantêm à frente da concorrência e para chegar aos seus consumidores.
Este perfil é dominado por uma presença masculina (66%), contra 33% de presença feminina.

 

Tecnológicos

Este perfil é marcado por jovens que, sobretudo, adoram o que fazem e não suportam a ideia de estarem sentados de braços cruzados. Acreditam no poder e eficiência da tecnologia inovadora para se manterem um passo à frente da concorrência e acreditam fortemente nas suas capacidades para monitorizar com precisão os seus atuais e futuros clientes. Valorizam mais a tecnologia que as pessoas para o perfeito funcionamento do seu negócio, acreditam fortemente na qualidade da tecnologia gratuita e que as redes sociais são fundamentais para o sucesso. Aqui, a presença masculina e feminina é mais equilibrada, com 53% versus 47%, respetivamente.

 

Exploradores

Tal como o nome indica, os exploradores adoram o desconhecido, bem como descobrir territórios inexplorados. Para estes, ter uma imagem moderna é de extrema importância, porque deixa um legado que todos irão recordar. Apesar de adorarem tecnologia e confiarem na mesma para networking, não a consideram crucial para o sucesso do negócio. Acreditam ser criativos o suficiente para não ter que depender da tecnologia para o sucesso.  Fazer dinheiro é mais importante para os exploradores do que honrar os valores pessoais e sociais. Cerca de 67% dos exploradores são homens, face a 33% de mulheres.

Realistas

Extremamente criativos, os realistas são maioritariamente homens (65% face a 34% de mulheres) e confiam na tecnologia para atingir o sucesso (principalmente de esta for gratuita). Embora sejam classificados como realistas, tendem a alternar entre o instinto e as abordagens mais metódicas. Valorizam mais as pessoas que a tecnologia no funcionamento de uma empresa e preferem fazer negócios no mundo real, e não no mundo virtual.

 

Aventureiros

Com uma percentagem bastante significativa de jovens do sexo masculino (72%), os aventureiros caraterizam-se por se aborrecerem facilmente e estarem sempre em busca do próximo desafio. Não se preocupam com as aparências e estão sempre a procurar formas mais sociais de trabalhar, trabalhando melhor quando estão em locais com pessoas. Acreditam que o impacto social é sobrevalorizado e trabalham para manter os colaboradores felizes com quem tendem a partilhar as suas ambições e objetivos. Não se preocupam com a evolução da tecnologia e dizem que seriam capazes de gerir a sua empresa com a tecnologia existente há 20 anos.

“Os empresários Millennials desempenham um papel importantíssimo na economia startup e estão a moldar os locais de trabalho atuais a um grande ritmo,” explica Stephen Kelly, CEO da Sage. “Mas não podem ser agrupados juntos como um estereótipo homogéneo. Estes jovens serão a nossa próxima geração de criadores de negócios, os heróis da economia, e perceber o que os move agora coloca-nos numa boa posição para o futuro. Isto aplica-se essencialmente às pessoas que querem fazer negócio com eles, adquirir algo deles, contratá-los ou criar políticas que os ajudem a crescer".

ARTIGOS RELACIONADOS

Millennials são fundamentais na transformação digital das empresas, segundo a Forrester
NEGÓCIOS

Millennials são fundamentais na transformação digital das empresas, segundo a Forrester

LER MAIS

Millennials vão empurrar empresas para a inovação
NEGÓCIOS

Millennials vão empurrar empresas para a inovação

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

Acionistas da Juniper Networks aprovam aquisição pela HPE
NEGÓCIOS

Acionistas da Juniper Networks aprovam aquisição pela HPE

LER MAIS

Schneider Electric revela inovações e colaborações
NEGÓCIOS

Schneider Electric revela inovações e colaborações

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.