2016-9-09
Foi esta a questão que o estudo "Walk With Me", da Sage, colocou, concluindo que existem cinco perfis de millennials que compõem a geração de jovens empresários
Segundo o estudo da Sage, que analisou as principais caraterísticas e atitudes dos empreendedores millennial em todo o mundo, apesar das variações existentes nos comportamentos desta geração entre os vários países, estes líderes de negócio têm determinadas caraterísticas que os classificam em cinco tipos de personalidades. PlanificadoresSegundo a Sage, os planificadores são extremamente metódicos na sua abordagem de trabalho, gostam de planear o sucesso de forma cautelosa. Numa perspetiva ambiciosa, nunca acreditam que as coisas são o que parecem e fazem sempre muitas perguntas. Para eles, o mais importante é gostarem do que fazem e serem donos do seu próprio destino. Além disso, valorizam mais as pessoas que a tecnologia, mas contam com a tecnologia paga para assegurar que se mantêm à frente da concorrência e para chegar aos seus consumidores. TecnológicosEste perfil é marcado por jovens que, sobretudo, adoram o que fazem e não suportam a ideia de estarem sentados de braços cruzados. Acreditam no poder e eficiência da tecnologia inovadora para se manterem um passo à frente da concorrência e acreditam fortemente nas suas capacidades para monitorizar com precisão os seus atuais e futuros clientes. Valorizam mais a tecnologia que as pessoas para o perfeito funcionamento do seu negócio, acreditam fortemente na qualidade da tecnologia gratuita e que as redes sociais são fundamentais para o sucesso. Aqui, a presença masculina e feminina é mais equilibrada, com 53% versus 47%, respetivamente. ExploradoresTal como o nome indica, os exploradores adoram o desconhecido, bem como descobrir territórios inexplorados. Para estes, ter uma imagem moderna é de extrema importância, porque deixa um legado que todos irão recordar. Apesar de adorarem tecnologia e confiarem na mesma para networking, não a consideram crucial para o sucesso do negócio. Acreditam ser criativos o suficiente para não ter que depender da tecnologia para o sucesso. Fazer dinheiro é mais importante para os exploradores do que honrar os valores pessoais e sociais. Cerca de 67% dos exploradores são homens, face a 33% de mulheres. Realistas Extremamente criativos, os realistas são maioritariamente homens (65% face a 34% de mulheres) e confiam na tecnologia para atingir o sucesso (principalmente de esta for gratuita). Embora sejam classificados como realistas, tendem a alternar entre o instinto e as abordagens mais metódicas. Valorizam mais as pessoas que a tecnologia no funcionamento de uma empresa e preferem fazer negócios no mundo real, e não no mundo virtual. AventureirosCom uma percentagem bastante significativa de jovens do sexo masculino (72%), os aventureiros caraterizam-se por se aborrecerem facilmente e estarem sempre em busca do próximo desafio. Não se preocupam com as aparências e estão sempre a procurar formas mais sociais de trabalhar, trabalhando melhor quando estão em locais com pessoas. Acreditam que o impacto social é sobrevalorizado e trabalham para manter os colaboradores felizes com quem tendem a partilhar as suas ambições e objetivos. Não se preocupam com a evolução da tecnologia e dizem que seriam capazes de gerir a sua empresa com a tecnologia existente há 20 anos. “Os empresários Millennials desempenham um papel importantíssimo na economia startup e estão a moldar os locais de trabalho atuais a um grande ritmo,” explica Stephen Kelly, CEO da Sage. “Mas não podem ser agrupados juntos como um estereótipo homogéneo. Estes jovens serão a nossa próxima geração de criadores de negócios, os heróis da economia, e perceber o que os move agora coloca-nos numa boa posição para o futuro. Isto aplica-se essencialmente às pessoas que querem fazer negócio com eles, adquirir algo deles, contratá-los ou criar políticas que os ajudem a crescer". |