2023-1-24

NEGÓCIOS

Prestadores de serviços de IT ajudam seguradoras a lidar com ambiente de negócios europeu desafiante

De acordo com especialistas, atualmente, as seguradoras europeias enfrentam um estado de “crise permanente”

Prestadores de serviços de IT ajudam seguradoras a lidar com ambiente de negócios europeu desafiante

Na Europa, as seguradoras estão a atravessar condições de negócio cada vez mais difíceis. Neste sentido, os prestadores de serviços de IT, que compreendem os desafios da indústria, têm-se associado às seguradoras com auxílio. De acordo com um novo estudo do Information Services Group (ISG), denominado Provider Lens Insurance Services, além de lidarem com um ambiente de negócios desafiante, necessitam de melhores tecnologias para se adaptarem a novas formas de trabalho, a novas regulamentações e expectativas dos consumidores.

O relatório conclui que o aumento de sinistros no início da pandemia foi seguido por outros impactos, como a inflação, incertezas geopolíticas, ciberataques e danos materiais causados por desastres climáticos. É neste contexto que o ISG afirma que as seguradoras europeias enfrentam um estado de “crise permanente”.

As seguradoras europeias enfrentam condições de mercado desafiantes”, explica Anna Medkouri, socia do ISG e líder de seguros da EMEA. “Além de lidarem com um ambiente de negócios difícil, precisam de melhores tecnologias para se adaptarem a novas formas de trabalhar, novas regulamentações e novas expectativas dos consumidores”, acrescenta.

Entre os novos clientes, grande parte nativos digitais, as preferências passam por produtos mais personalizados. As seguradoras estão a trabalhar com fornecedores para implementar plataformas e desenvolver produtos recorrendo à inteligência artificial e machine learning. De acordo com o ISG, o processo requer que as seguradoras reinventem processos, modelos de negócio e até mesmo cultura de empresas, levando-as a procurar fornecedores com conhecimentos de consultoria e transformação. 

Para construir novos produtos e modelos de negócio, as companhias de seguros tradicionais precisam de design responsivo, implantação rápida e escalabilidade rápida”, disse jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Os prestadores de serviços de IT têm o conhecimento e a força de trabalho para fornecer essas capacidades”.

O relatório nota, ainda, que a escassez de competências na Europa aumentou os desafios tecnológicos das seguradoras, que, como acontece em outros setores, estão a ter dificuldades em atrair, contratar e reter talento. Como resultado, estão a recorrer cada vez mais aos fornecedoras para redesenhar as suas forças de trabalho.

ARTIGOS RELACIONADOS

Desafios e oportunidades para o Canal de IT em 2023
NEGÓCIOS

Desafios e oportunidades para o Canal de IT em 2023

LER MAIS

PME mantêm-se resilientes perante recessão económica
NEGÓCIOS

PME mantêm-se resilientes perante recessão económica

LER MAIS

Executivos consideram recessão macroeconómica maior risco emergente para organizações
NEGÓCIOS

Executivos consideram recessão macroeconómica maior risco emergente para organizações

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.