2023-1-24
De acordo com especialistas, atualmente, as seguradoras europeias enfrentam um estado de “crise permanente”
Na Europa, as seguradoras estão a atravessar condições de negócio cada vez mais difíceis. Neste sentido, os prestadores de serviços de IT, que compreendem os desafios da indústria, têm-se associado às seguradoras com auxílio. De acordo com um novo estudo do Information Services Group (ISG), denominado Provider Lens Insurance Services, além de lidarem com um ambiente de negócios desafiante, necessitam de melhores tecnologias para se adaptarem a novas formas de trabalho, a novas regulamentações e expectativas dos consumidores. O relatório conclui que o aumento de sinistros no início da pandemia foi seguido por outros impactos, como a inflação, incertezas geopolíticas, ciberataques e danos materiais causados por desastres climáticos. É neste contexto que o ISG afirma que as seguradoras europeias enfrentam um estado de “crise permanente”. “As seguradoras europeias enfrentam condições de mercado desafiantes”, explica Anna Medkouri, socia do ISG e líder de seguros da EMEA. “Além de lidarem com um ambiente de negócios difícil, precisam de melhores tecnologias para se adaptarem a novas formas de trabalhar, novas regulamentações e novas expectativas dos consumidores”, acrescenta. Entre os novos clientes, grande parte nativos digitais, as preferências passam por produtos mais personalizados. As seguradoras estão a trabalhar com fornecedores para implementar plataformas e desenvolver produtos recorrendo à inteligência artificial e machine learning. De acordo com o ISG, o processo requer que as seguradoras reinventem processos, modelos de negócio e até mesmo cultura de empresas, levando-as a procurar fornecedores com conhecimentos de consultoria e transformação. “Para construir novos produtos e modelos de negócio, as companhias de seguros tradicionais precisam de design responsivo, implantação rápida e escalabilidade rápida”, disse jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Os prestadores de serviços de IT têm o conhecimento e a força de trabalho para fornecer essas capacidades”. O relatório nota, ainda, que a escassez de competências na Europa aumentou os desafios tecnológicos das seguradoras, que, como acontece em outros setores, estão a ter dificuldades em atrair, contratar e reter talento. Como resultado, estão a recorrer cada vez mais aos fornecedoras para redesenhar as suas forças de trabalho. |