2022-2-10

NEGÓCIOS

Advertorial

“O nosso compromisso para com os Parceiros é continuar a apostar no seu sucesso e transformação, para que sejam bem-sucedidos no modelo SaaS”

Josep María Raventós acredita que 2022 será um ano marcado por oportunidades e avança com o lançamento dos programas Tech Partners e Sage Partner Finder, duas apostas que vão complementar a oferta da Sage e alavancar as soluções criadas pelos Parceiros

“O nosso compromisso para com os Parceiros é continuar a apostar no seu sucesso e transformação, para que sejam bem-sucedidos no modelo SaaS”

Josep María Raventós, Country Manager, Sage Portugal

Qual o balanço que faz de 2021? Como avalia a prestação da Sage?

2021 foi mais um ano desafiante, com a evolução incerta da pandemia entre notícias positivas e negativas, o que contribuiu para um ambiente de incerteza, mas também de oportunidades. Ainda assim, face a 2020, o balanço foi muito positivo, ajudado pela reanimação da economia nacional. Mesmo com dificuldades, continuámos o caminho iniciado em 2020, estando ao lado dos nossos clientes nos momentos mais críticos, com planos de ajuda e recuperação e o apoio dos nossos Parceiros, sempre determinante e fundamental. Estou muito orgulhoso dos resultados obtidos e do esforço de toda a equipa da Sage Portugal. Terminámos o ano como um dos países com melhor performance do Grupo Sage, com um crescimento muito positivo, especialmente a nível orgânico (6,5%). Contamos já com mais de 61.000 clientes ativos em Portugal e conseguimos assegurar a fidelização da nossa base de clientes, o que nos permitiu reforçar a posição de liderança no mercado português e demonstra claramente a resiliência dos nossos Parceiros, e também a capacidade de adquirir novos clientes. Partimos para o novo ano com otimismo, motivação e a certeza de que vamos seguir a bom ritmo e sempre em crescendo.

Em 2021, reforçar o ecossistema de Canal fazia parte da vossa estratégia. Qual é a estratégia da Sage para 2022?

Em 2021 cumprimos de forma extraordinária esse objetivo, tendo reforçado o nosso ecossistema de Parceiros, e é inquestionável que vamos dar-lhe seguimento em 2022. Também queremos potenciar a formação da nossa base de Parceiros, através de conhecimentos e ferramentas, para lhes acrescentar valor e para que se desenvolvam sempre alinhados com a estratégia da Sage. 2022 continuará a ser desafiante, mas também marcado pela retoma em pleno da economia nacional; e na Sage estamos conscientes da nossa responsabilidade enquanto membros de um setor crítico para o desenvolvimento do país. A nossa estratégia de Canal para este ano consiste em continuarmos ao lado dos Parceiros e clientes de forma diferenciada; e, ao mesmo tempo, continuar na nossa transição para sermos a melhor “SaaS Company”, fazendo com que os Parceiros nos acompanhem nessa evolução e acelerem a digitalização dos seus negócios, através da especialização e de conhecimentos. Os nossos objetivos principais para 2022 são: aumentar a liderança no mercado; alavancar o sucesso dos nossos Parceiros na transição para o modelo SaaS; e continuar a apoiar as PME nos seus processos de crescimento e digitalização, sempre com foco na inovação do portfólio Sage e na aceleração da transformação digital de Parceiros e Clientes.

No que se baseia o atual programa de Canal da Sage?

O Sage Partner Program é uma peça essencial do nosso modelo de negócio, e os nossos Parceiros são a alavanca mais importante do nosso desenvolvimento no mercado português. A nossa estratégia para este programa mantém-se firme, ou seja, vamos continuar a colocar os Parceiros no centro do nosso negócio e a apostar na estabilidade e consistência das vantagens e benefícios que temos vindo a oferecer-lhes. Estes benefícios são reforçados tendo em conta os níveis de parceria previstos no programa (Authorized, Silver, Gold e Platinum), e queremos sempre potenciar o sentimento de progressão junto do Canal. Este ano contamos com novidades, nomeadamente dois benefícios muito promissores: os programas Tech Partners e Sage Partner Finder. Estas apostas vão complementar a oferta da Sage e alavancar as soluções criadas pelos Parceiros e, por outro lado, vão ajudá-los a divulgar e referenciar as suas próprias ofertas.

No ano passado, a Sage comprometeu-se a ajudar os Parceiros a fazer a transição para o modelo SaaS. Qual o balanço que faz deste trajeto?

Não podia estar mais satisfeito com o trajeto que fizemos para apoiar os nossos Parceiros na transição para o modelo SaaS. Um exemplo é o programa lançado no ano passado, o Sage Digital Partners, que apoia a estratégia de Marketing e o processo de digitalização dos Parceiros Sage. Já conseguimos apoiar mais de 50 Parceiros e oferecemos-lhes ferramentas para que promovam a sua presença digital, tão crucial na aquisição de novos Clientes – por exemplo, suporte na criação de um website institucional e conteúdos para campanhas digitais. Queremos não apenas continuar este projeto, como duplicar o número de Parceiros incluídos. Em 2022, como já tinha adiantado, vamos lançar o programa Sage Partner Finder, uma nova área no nosso website onde estarão referenciados os Parceiros Sage e respetivos contactos, para que um novo Cliente consiga encontrar o Parceiro mais próximo da sua geografia ou pela sua área de especialização – de forma simples, rápida e adequada a cada área de negócio. Assim reforçaremos a nossa estratégia de transformação digital dos Parceiros, principalmente no que toca à notoriedade e à geração de leads de negócio a partir de canais online.

Pretendem aumentar o número de Parceiros ou consolidar a base instalada?

Já não nos movemos simplesmente por números; neste momento, procuramos acima de tudo que os novos Parceiros e a base instalada tenham competências e um perfil alinhado com a nossa missão e objetivos, para que deem o melhor suporte aos clientes e ofereçam o máximo de valor acrescentado. Sublinho o que já tinha dito no ano passado: a Sage quer ter o melhor ecossistema de Parceiros do mercado, e isto significa promover as suas competências e ajudá-los na sua especialização, o que por sua vez acrescenta valor à nossa estratégia e soluções. O setor da tecnologia é dinâmico e está em constante evolução, e por isso queremos estar sempre de mãos dadas com a inovação e a diferenciação, alcançar novos segmentos de mercado e aumentar a nossa proposta de valor. Vamos lançar brevemente o programa Tech Partners, que tem como principais objetivos: complementar a oferta Sage; alavancar soluções de software criadas por Parceiros com o nosso apoio e formação; e aumentar o valor e a satisfação dos Clientes e Parceiros Sage.

Atualmente, onde se encontram as oportunidades para o Canal?

O nosso compromisso para com os Parceiros é continuar a apostar no seu sucesso e transformação, para que sejam bem-sucedidos no modelo SaaS, e por isso acrescentamos estes novos benefícios que aceleram a transformação. No nosso evento anual para Parceiros, em novembro, lançámos o desafio de se tornarem “um grande Parceiro SaaS” – ou seja, através do nosso apoio e ferramentas, podem alcançar patamares de conhecimento e valor bastante diversificados e importantíssimos para os seus negócios, e então tirar partido das oportunidades do mercado. Exemplo disso são os perfis de Parceiro conquistador, digital, especialista e colaborativo, que temos vindo a trabalhar, e cujos recursos são uma mais-valia para o Ecossistema, complementados pelos nossos vários programas e pela equipa de Colegas que apoia a 100% o canal.

Quais as principais expetativas e desafios para o futuro? Principais apostas para 2022?

2022 será marcado por oportunidades: tanto pela retoma da economia como, no mercado, através das empresas que vão nascer e das que se vão reinventar. Entramos neste ano com uma enorme ambição, e queremos angariar novos clientes, reforçar o nosso posicionamento e consolidar a nossa base instalada, ajudar os Parceiros na transformação SaaS e manter o foco em apoiar a digitalização dos clientes. Continuamos o caminho no nosso modelo de negócios em subscrição iniciado nos últimos anos, que agora vamos implementar no segmento Mid-Market. Na área da inovação, queremos acelerar o desenvolvimento de soluções full-Cloud que acrescentem valor e diferenciação à oferta Sage. Vamos apostar em projetos-chave para contribuir para a evolução e progresso em áreas críticas para o sucesso, e os Parceiros serão fundamentais para isso.

Uma mensagem para os Parceiros da Sage.

Como disse, este será um ano de grandes oportunidades e temos de estar preparados e motivados para tirar partido delas. O setor da tecnologia é crítico para o desenvolvimento da economia, e tenho a certeza de que todos os Parceiros vão continuar a cuidar tão bem dos clientes como têm feito de forma exemplar até agora, e apoiar a digitalização dos seus negócios. Vamos aproveitar esta “rampa de lançamento” que 2022 nos traz com mais oportunidades de negócio e a ambição de crescer que marca muito a mentalidade de ser Sage.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Sage

TAGS

Sage

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.