2020-11-18

NEGÓCIOS

Advertorial

ModSecur® IT Room é a escolha da Joaquim Chaves Saúde para a renovação do seu data center principal

O novo data center trouxe segurança e capacidade de resiliência à infraestrutura de IT dos Laboratórios. O ModSecur® IT Room é uma solução escalável e dimensionável às necessidades futuras de crescimento

ModSecur® IT Room é a escolha da Joaquim Chaves Saúde para a renovação do seu data center principal

A Joaquim Chaves Saúde está no mercado há mais de 60 anos e tem hoje uma posição consolidada e de reconhecido relevo no domínio da medicina em Portugal. O Grupo cresceu de forma sustentada com a sucessiva abertura de Unidades de Saúde em Portugal Continental, Madeira e Açores, com destaque para as áreas de Análises Clínicas, Clínicas Médicas e Tratamento Oncológico. Atualmente, tem mais de 400 Postos de Colheita em todo o território nacional.

De modo a oferecer o acesso às melhores soluções existentes no setor da saúde, o Grupo atualizou-se, recorrendo às mais recentes ferramentas tecnológicas para manter os seus serviços preparados para o futuro. Foi escolhida a marca ModSecur® powered by Maxiglobal para a renovação do seu data center principal, que substituiu uma infraestrutura obsoleta que já não respondia às necessidades do Grupo.

Solução 100% nacional 

A Joaquim Chaves Saúde pretendia um data center que lhe garantisse elevada disponibilidade, escalabilidade e segurança. Jorge Soares, Diretor de Sistemas de Informação do Grupo, afirma que os fatores decisivos para a escolha do ModSecur® IT Room foram a “necessidade de renovar a infraestrutura tecnológica, a disponibilidade da equipa da Maxiglobal e a confiança que a marca tem no mercado”. Implementou-se uma solução interior, constituída por uma infraestrutura física ModSecur® IT Room, com proteção contra fogo 120 min, água, poeiras, humidade e vandalismo. O desenho deste projeto teve em conta não só a segurança física, mas também a continuidade dos serviços.

A solução implementada apresenta redundância 2 (n+1) para os sistemas de energia socorrida (UPS), redundância n+1 para o sistema de climatização e ainda um sistema de energia de emergência garantida através de um grupo gerador, garantindo uma alta disponibilidade de toda a infraestrutura. De forma a tornar a solução mais eficiente, foi efetuada contentorização do corredor de ar frio através do módulo ModSecur 3 Axis que permite uma otimização de energia através da redução nos consumos dos equipamentos de climatização até 35% e uma maior capacidade de refrigeração das unidades. A sala técnica dispõe ainda de um sistema de videovigilância e controlo de acessos, de modo a detetar e evitar tentativas de intrusão. A gestão da infraestrutura é realizada através do ModSecur® DMS, um sistema de monitorização e gestão em tempo real.

A solução ModSecur® implementada é modular, escalável e redundante, garantindo ao cliente uma capacidade de crescimento e uma continuidade do serviço. O Diretor de TI afirma que o Grupo de laboratórios está “muito mais descansado por saber que agora trabalha com uma infraestrutura adaptada para responder às necessidades da organização”. Acrescenta ainda que está muito satisfeito com “a possibilidade de dimensionar o data center nos próximos anos, acompanhando o crescimento do Grupo”.

Confiança na marca ModSecur®

O projeto de implementação do data center correu conforme o planeado “não havendo atrasos nem derrapagens durante o processo e sempre com um acompanhamento constante e profissional”. Jorge Soares descreve a solução como “resiliente, segura e adaptável”.

Continuidade do negócio mesmo em períodos críticos 

A realização de testes de deteção da Covid19 aumentou drasticamente a carga de trabalho dos laboratórios. Para Jorge Soares, a implementação do ModSecur IT Room permitiu “reduzir o downtime e diminuir a exposição a riscos”. O Grupo teve um aumento exponencial do volume de dados nos últimos meses. Jorge Soares refere que “ter uma solução escalável, que não implique nenhuma paragem das operações em caso de necessidade de aumento de capacidade de processamento é garantia de segurança e de eficiência operacional”.

A Maxiglobal está no mercado desde 1998, tendo mais de 100 data centers implementados a nível nacional e internacional.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Maxiglobal

TAGS

Maxiglobal

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.