2021-12-02

NEGÓCIOS

Microsoft nota balanço positivo na transição digital de Portugal

No âmbito do Memorando de Entendimento entre o Governo e a Microsoft Portugal, a empresa anunciou várias conquistas na transição digital e na recuperação económica do mercado português

Um ano após a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo e a Microsoft Portugal, a tecnológica faz um balanço positivo dos resultados alcançados para reforçar a estratégia de transformação digital do país, tanto no setor público como no privado, e acelerar a recuperação económica do mercado nacional. 

“Em tempos atípicos, marcados pelo contexto pandémico, em que o digital ganhou uma importância crítica para as pessoas, empresas e setor público, é importante olhar para a transição digital do nosso país como um desígnio de todos”, nota André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital. 

Este foi o desafio que a Microsoft Portugal aceitou há cerca de um ano” e “o balanço que se faz agora espelha o seu compromisso com esta criação de um Portugal competitivo, que aposta na inovação e capacitado para o futuro - um Portugal Digital”, continua o Secretário de Estado, apoiando o crescimento, competitividade e escala de startups nacionais com oportunidades globais, suportando a modernização das instituições públicas e melhorando o serviço ao cidadão. “Num contexto desafiante, os resultados alcançados no primeiro ano de Memorando são muito encorajadores e refletem o compromisso do nosso País com o futuro”, afirma Paula Panarra, Diretora Geral da Microsoft Portugal.

Entre as principais iniciativas previstas no memorando, focado em três pilares estratégicos em que assenta a parceria – Pessoas, Empresas e Estado Digital – a Microsoft destaca a capacitação de 282 mil pessoas em Portugal, superando o objetivo inicial de capacitar 100 mil portugueses até ao final de 2022, no âmbito da Global Skills Initiative. A iniciativa prevê o desenvolvimento de competências digitais necessárias para responder aos desafios do atual mercado de trabalho e contexto pós-pandemia e disponibiliza o acesso gratuito a cursos em português com base em conteúdos da Microsoft, Linkedin e GitHub. 

Por outro lado, através da Jornada de Transformação da Educação e no âmbito da renovação da Parceria com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), a Microsoft disponibilizou a solução de produtividade e colaboração Microsoft Office Online a 771 mil alunos e certificou, até ao momento, mais de 12 mil professores. O consórcio Internet Segura impactou ainda 122.277 alunos, 1.252 escolas e 399 voluntários (colaboradores da Microsoft) envolvidos no programa. 

Além disso, no sentido de dar continuidade ao plano de crescimento de recursos humanos altamente qualificados em Portugal, no espaço de um ano, a Microsoft contratou mais de 300 pessoas e tem mais de 200 posições abertas. O programa Portugal Startup em Startup, lançado no final de setembro de 2021 e que visa promover a descentralização e o empreendedorismo no interior do país e regiões autónomas, conta já com 19 startups. Nesta área, registou-se ainda um crescimento de 233% no investimento realizado através de serviços cloud no programa Microsoft for Startups, totalizando mais de 1,5 milhões de euros.

Através da rede de Parceiros Microsoft foram certificados mais de 2.782 profissionais nas áreas de Azure, Business Apps e Modern Work. A Microsoft superou o compromisso inicial de disponibilizar 20 conteúdos formativos de base tecnológica para funcionários públicos até ao final de 2022 e realizou 36 webinars no primeiro ano da parceria estabelecida. É de destacar, também, que, com o objetivo de alcançar a Neutralidade Carbónica até 2030, a Microsoft Portugal estabeleceu um contrato com a EDP para fornecimento de energia 100% renovável e com zero emissões de CO2. 

“Queremos continuar a apoiar a formação, a inovação e a adoção tecnológica, nesta jornada de capacitação digital para que, todos  juntos, sejamos agentes de mudança e de recuperação económica. Estamos orgulhosos do que atingimos no primeiro ano, mas queremos, sem dúvida, superar os objetivos e continuaremos a trabalhar para alcançar mais e melhores resultados”, conclui Paula Panarra.

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