2025-5-28

BIZ

Mercado europeu de smartphones cai 2% no primeiro trimestre

A Samsung lidera a lista de fabricantes, seguida pela Apple. A Xiaomi volta a surgir no top três do ranking europeu pelo 20º trimestre consecutivo

Mercado europeu de smartphones cai 2% no primeiro trimestre

O mercado europeu de smartphones caiu 2% no primeiro trimestre de 2025, o equivalente a 32,4 milhões de unidades.

Os dados, recentemente divulgados pela Canalys e que não incluem a Rússia, são justificados pela fraca procura por produtos de entrada de gama. 

“Muitos fabricantes de smartphones tiveram um início de 2025 difícil na Europa, principalmente para aqueles que dependem da venda de dispositivos com preços abaixo de 400 euros”, começa por contextualizar Runar Bjørhovde, Senior Analyst da Canalys.

A Samsung lidera a lista com 12,2 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2025, valores alavancados pela série Galaxy S que se revelou fundamental para o desempenho da marca. O segundo lugar é ocupado pela Apple, com as remessas de iPhone a crescerem 10%, com 8 milhões de unidades, impulsionadas pela forte procura e pelo efeito inicial das vendas do iPhone 16e. A Xiaomi apresentou um primeiro trimestre resiliente, com as remessas a caírem apenas 2%, num total de 5,3 milhões de unidades. Este é o vigésimo trimestre consecutivo em que a marca se posiciona entre os três principais fornecedores no ranking europeu.

A Motorola e a Google fecham o top cinco, com vendas na ordem de 1,7 milhões e 900 mil unidades, respetivamente.

“Após a leve recuperação do ano passado, vários fabricantes superestimaram a procura dos clientes no final do quarto trimestre de 2024, o que fez com que muitos entrassem no primeiro trimestre de 2025 com excesso de stock de Canal. A procura de equipamentos de gama baixa também foi lenta no primeiro trimestre, em parte devido ao facto de a saturação da procura de substituição ter sido antecipada no ano passado, com a concorrência emergente a impulsionar promoções agressivas”, acrescenta o Senior Analyst.

De acordo com o analista, a procura pela gama alta continua a crescer no continente europeu, impulsionada pela oferta da Apple e da Samsung, cuja percentagem de dispositivos com preços superiores a 800 euros atinge um valor recorde de 32%.

“A Apple foi a grande vencedora no primeiro trimestre, ao aumentar as vendas em dois dígitos, apesar de entrar no primeiro trimestre com níveis significativos de stock de iPhone 13 e 14, descontinuados em dezembro de 2024 após a diretiva USB-C. A robusta procura de iPhones por parte dos consumidores e das empresas continua a beneficiar a Apple na Europa, embora os obstáculos regulamentares e as multas continuem a ser uma dor de cabeça para os seus negócios, em geral, na região”, considera Runar Bjørhovde.

Por outro lado, “a Samsung apresentou o maior volume trimestral de prémios de sempre, impulsionada por uma forte receção da série Galaxy S25”, observou Bjørhovde. Só as remessas desta série cresceram 12% em comparação com o período homólogo de 2024, “impulsionadas por promoções agressivas utilizadas no Canal para incentivar os consumidores a atualizarem os seus dispositivos, incluindo, por exemplo, descontos de troca, pacotes de dispositivos, atualizações de especificações complementares e descontos definitivos”.

Perante os dados apresentados, Runar sublinha que “os Parceiros do Canal europeu de smartphones estão cada vez mais preocupados com a situação concorrencial do mercado a longo prazo, com uma maior quota de mercado e influência a deslocarem-se cada vez mais para a Apple e a Samsung”. 

“As pressões sobre a procura e os custos”, adverte o analista, tendem a aumentar para todos os fabricantes, “uma vez que a regulamentação, como a diretiva relativa à conceção ecológica e às baterias, irá desafiar ainda mais as margens de exploração e reduzir potencialmente o mercado total endereçável, em especial nos segmentos de orçamento extremamente competitivos”.

As previsões da Canalys apontam para uma diminuição de 3% do mercado europeu de smartphones em 2025, mas um crescimento estimado de 1% em 2026. 

“Dar prioridade à eficiência operacional e à rentabilidade deve ser uma prioridade fundamental para todos os fabricantes, de modo a garantir que conseguem manter a consistência necessária para serem bem-sucedidos ao longo do tempo. Além disso, entender como o comportamento do consumidor e as jornadas de compra estão a evoluir é fundamental para encontrar as estratégias e táticas mais eficazes para conquistar novos clientes num ambiente fortemente competitivo”, conclui Runar.

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