2018-7-17

NEGÓCIOS

Mercado europeu de impressão 3D vai gerar 3,6 mil milhões de dólares este ano

De acordo com o último Worldwide Semiannual 3D Printing Spending Guide da IDC, este ano o mercado europeu de impressão 3D (impressoras, materiais, software e serviços) deverá totalizar os 3,6 mil milhões de dólares

Mercado europeu de impressão 3D vai gerar 3,6 mil milhões de dólares este ano

Os gastos com a impressão 3D na Europa terão, ao longo dos próximos cinco anos, uma taxa de crescimento anual composta na ordem de 15,3%, com receitas que chegarão aos 7,4 mil milhões de dólares até 2022.

A Europa Ocidental é a região com maior expressão, representando 83% das receitas totais geradas por todo o continente este ano. A tendência, segundo a IDC, será para a Europa Ocidental continuar a ser o principal motor do mercado, crescendo, nos próximos cinco anos, cerca de 14,4%. Porém, o crescimento mais rápido será o da Europa Oriental e Central, que crescerão 19,1% até 2022. Além disso, mais de 17% das empresas desta região estão a implementar, ou a planear adotar, a impressão 3D em 2018.

"A impressão 3D tem o potencial de expandir a indústria da manufatura, mudar a distribuição localmente e implementar produção on-demand, reduzindo stocks desnecessários e custos de envio. Isso permitirá uma customização em massa e impressão de diferentes produtos (...). O peso também pode ser reduzido, e menos ferramentas serão necessárias, pois as impressoras 3D podem substituir algumas dessas ferramentas", diz Julio Vial, gerente de pesquisa da IDC, European Imaging, Printing and Document Solutions.

Embora a impressão 3D de hardware tenha gerado o maior gasto em 2017, o foco nos materiais impulsionará os gastos nos próximos anos, com um crescimento de 20% ao longo dos próximos cinco anos. Os serviços continuarão a ser uma parte essencial do mercado - consultoria e integração de sistemas são um componente essencial da implementação das soluções de impressão 3D.

Em relação aos verticais, a produção por repetição foi responsável por mais de metade do total de gastos com impressão 3D na Europa em 2017 e continuará a ser o maior investidor por setor, com um aumento de 14,5% até 2022. A indústria automotiva e aeroespacial serão os maiores investidores, enquanto o setor médico deve ser o quer mais se desenvolverá nos próximos anos, crescendo 19,5% no período de previsão da IDC.

Outras verticais, como serviços profissionais e de saúde, já utilizam a impressão 3D, com gastos acima de 10% do mercado total. Espera-se que os provedores de serviços de saúde aumentem os seus gastos em impressão 3D, com um CAGR de 20,9% de 2017 a 2022, já que estas organizações desenvolverão habilidades e capacidades diretas em torno da impressão 3D.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Impressão 3D – onde está a oportunidade?
NEGÓCIOS

Impressão 3D – onde está a oportunidade?

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.