2021-6-01

NEGÓCIOS

Mercado de PC no Oeste da Europa cresce quase 50% no primeiro trimestre

Dados da Canalys mostram que o mercado de computadores no Oeste da Europa cresceu 48% durante os primeiros três meses do ano, mesmo com o atual constrangimento de componentes

Mercado de PC no Oeste da Europa cresce quase 50% no primeiro trimestre

No primeiro trimestre de 2021, as vendas de PC na Europa Ocidental (que incluem desktops, notebooks e workstations) atingiram os 16,1 milhões de unidades, um aumento anual de 48%. A procura impulsionada pelo COVID-19 em 2020 continuou em 2021.

Os estrangulamentos existentes em torno dos principais componentes estão a atrasar alguns pedidos, mas a cadeia de fornecimento está, na verdade, numa forma muito melhor do que no primeiro trimestre de 2020, que viu encerramentos repentinos de fábricas na altura dos primeiros surtos de COVID-19. A HP recuperou o primeiro lugar, vendendo 4,1 milhões de unidades e conquistando uma participação de 26% no mercado. A Lenovo seguiu de perto, enviando quatro milhões de unidades e conseguindo uma participação de 25%. A Dell, a Apple e a Acer completaram as cinco primeiras posições, com 14%, 10% e 9% de quota, respetivamente.

A HP e a Lenovo são há muito os fornecedores mais vendidos, mas neste ano a escassez de componentes é um fator chave para suprimir as vendas. “Embora a procura permaneça muito alta, a questão é: será que a oferta pode lidar com isso? Neste momento, os fornecedores que puderem atender aos pedidos mais rapidamente serão os vencedores”, explicou Trang Pham, analista de pesquisas da Canalys. “No primeiro trimestre, vários distribuidores e revendedores de PC relataram um forte fornecimento de dispositivos HP, especialmente para modelos AMD. E nos casos em que os atrasos na distribuição eram inevitáveis, a HP administrava bem o seu Canal, sendo transparente sobre os horários dos envios e dando garantias aos clientes, o que os desencorajava a procurar alternativas. A Lenovo também teve um trimestre excecional, com sucesso particular nas vendas de Chromebooks, já que a Google continua a gastar para levar a sua plataforma até aos clientes corporativos. A sua nova fábrica na Hungria também irá acelerar o atendimento de pedidos na Europa”.

A Apple teve o maior crescimento entre as cinco primeiras, até 127% ano a ano. Os seus novos dispositivos, movidos pelos chips próprios M1 da Apple, têm sido a força motriz por trás do seu sucesso comercial. “O sucesso da Apple faz sentido, já que a Europa Ocidental tem uma base de utilizadores Mac existentes, ordenados mais elevados e uma forte comunidade de entusiastas de tecnologia e pioneiros”, disse Pham. “A recente mudança da Apple para projetar os seus próprios processadores mostra a sua ambição. Também reflete o processo lento de SoC da Intel com chips de 5nm e 3nm. Trabalhando diretamente com a TSMC, a Apple conseguiu trazer os 5 nm para o Mac muito mais cedo. Mas a mudança envolve mais do que especificações. Isto mostra o compromisso absoluto com a filosofia da Apple, que hardware, software e serviços funcionam melhor quando criados juntos. Dito isso, os gestores de IT corporativos podem ver os Mac baseados em M1 como uma adição complexa ao seu património, e a Apple deve garantir uma comunicação clara sobre a facilidade de gestão de dispositivos e otimização de aplicações personalizadas”.

O programa de vacinação na Europa Ocidental não melhorou significativamente a atividade comercial e social no primeiro trimestre de 2021, devido ao fornecimento limitado, incidentes diplomáticos e hesitação das autoridades médicas sobre a vacina AstraZeneca em alguns países. No primeiro trimestre, muitos países, como a França, a Alemanha e a Itália, foram atingidos por novas ondas de casos COVID e foram forçados a impor novamente medidas rígidas.

O quadro certamente está a melhorar, mas ainda não estamos fora de perigo”, referiu Ben Stanton, gestor de pesquisa da Canalys. “À medida que as vacinações avançam, as restrições começaram a diminuir, o que abrirá o caminho para a recuperação económica. As escolas, por exemplo, foram reabertas entre março e maio em diversos países. E as atividades de negócios estão a ser retomadas, com o retorno dos funcionários aos seus escritórios. Mas o mundo que emerge não será o mesmo que deixamos para trás. A transformação digital acelerou, as aplicações e as cargas de trabalho estão cada vez mais baseadas na cloud e os funcionários agora esperam opções de trabalho remoto e híbrido. É extremamente improvável que a oferta de PC corresponda a esse aumento sustentado da procura nos próximos 12 meses. Se um fornecedor puder fornecer, o produto vai voar”.

Vendas e crescimento de PC na Europa Ocidental Q1 2021

Fabricante Vendas Q1 2021 (milhares) Quota de Mercado Q1 2021 Vendas Q1 2020 (milhares) Quota de Mercado Q1 2020 Crescimento Anual
HP 4.106 26% 3.113 29% +32%
Lenovo 4.029 25% 3.117 29% +29%
Dell 2.322 14% 1.773 16% +31%
Apple 1.552 10% 684 6% +127%
Acer 1.466 9% 727 7% +102%
Outros 2.574 16% 1.457 13% +77%
Total 16.050 100% 10.871 100% +48%

Nota: a soma das percentagens pode não ser igual a 100% devido a arredondamentos.
Fonte: Canalys Estimates (sell-in shipments), PC Analysis, Maio 2021

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado mundial de computadores com forte crescimento no trimestre
NEGÓCIOS

Mercado mundial de computadores com forte crescimento no trimestre

LER MAIS

Quase 25% dos PC ainda utiliza Windows 7
NEGÓCIOS

Quase 25% dos PC ainda utiliza Windows 7

LER MAIS

Mercado de PC cresce 55% no primeiro trimestre
NEGÓCIOS

Mercado de PC cresce 55% no primeiro trimestre

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.