Camila Vidal em 2019-10-07

NEGÓCIOS

Case Study

Mecwide adotou Sage X3 para uma melhor gestão de negócio

A Liderteam foi a empresa responsável pela implementação do Sage X3 na Mecwide. O software da Sage trouxe, segundo a Mecwide, a possibilidade de “numa instância só ter as diversas empresas e diversas geografias de cada uma, o que anteriormente não era possível”

A Mecwide é uma empresa focada em soluções para engenharia, que opera nos setores de Minas & Cimentos, Sistemas Modulares, Oil & Gas, e Indústria & Energia. Nasceu em 2009 e está presente em Portugal, Espanha, Holanda, Angola, Moçambique e Singapura, com projetos implementados em outros 20 países.

O desafio

A necessidade de melhorar a gestão do negócio e acompanhar a evolução da indústria 4.0 levou a Mecwide a trocar “um ERP por cada empresa” por um software capaz de fazer uma gestão integrada da informação.

A escolha recaiu sobre o Sage X3, um produto que, segundo a Hugo Oliveira, Enterprise Market Director da Sage, em comparação com outras soluções empresariais, “está mais adequado à dimensão do nosso tecido empresarial pois trata-se de uma solução mais flexível e simples de implementação”.

A Liderteam encarregou-se de implementar a solução, que se resume a um dashboard onde se encontra toda a informação necessária para a gestão de projetos, como ordens de compra, receções, faturas, acompanhamento financeiro, vistos ou trabalhos adicionais.

A solução

O Sage X3 já está a ajudar a Mecwide na gestão do seu negócio, diz a fabricante do software, já que “uma empresa como a Mecwide precisa de flexibilidade na sua gestão e processos, precisa de um sistema com abrangência global que lhe permita crescer fora de portas sem se preocupar com sistemas de informação, precisa de mobilidade, precisa de dashboards e KPI específicos do seu negócio para tomar decisões ao minuto, e precisa de um sistema que lhe dê capacidade e meios para fazer a sua transformação digital a caminho da Indústria 4.0”.

O desafio foi cumprido, segundo a Mecwide, que refere que “a Sage conseguiu colocar toda a nossa estrutura dentro do software, e isso para nós era imprescindível”. Carlos Palhares acrescenta que a possibilidade de “numa só instância ter as diversas empresas e diversas geografias de cada uma” não era possível antes da implementação do Sage X3.

Antes deste passo, a Mecwide dispunha apenas de um ERP para cada empresa, “sem informação integrada” e a Sage veio tornar “o processo muito mais prático e simples”. A principal vantagem encontrada é a mobilidade permitida pelo software.

Do lado do integrador, a Liderteam defende que “o Sage X3 foi pensado para suportar as necessidades atuais e futuras, pois os clientes podem iniciar com as funcionalidades que precisam hoje e ativar bem como aproveitar a arquitetura aberta, para reconfigurar facilmente os fluxos de processos à medida que as suas necessidades vão mudando”, diz Alberto Costa.

Os resultados

Alberto Costa refere que hoje o sistema Sage X3 da Mecwide já responde “a uma gestão de projetos multi-company, payroll multi- legislação, qualidade, HSE e restantes módulos totalmente integrados no mesmo ERP” e a Liderteam espera ter “simplificado e unificado todas as áreas da empresa, permitindo hoje uma gestão integrada e em tempo real”.

A inclusão deste software no seu portfólio vale à Liderteam a chegada a vários segmentos de negócio, mercados e geografias, já que “com os produtos da Sage” é possível “apresentar aos vários tipos de clientes diversas soluções de gestão de negócio totalmente integradas e ajustadas às suas realidades” – como foi feito com a Mecwide, creem.

A Mecwide espera que o Sage X3 ajude ao crescimento e à melhor integração da empresa no contexto da indústria 4.0. Também o fluxo de trabalho melhorou, e as equipas aderiram “de forma rápida e sem problemas”, afirma Carlos Palhares.

Recomendado pelos leitores

Schneider Electric estabelece Parceria com a Brinc
NEGÓCIOS

Schneider Electric estabelece Parceria com a Brinc

LER MAIS

Primavera distingue Parceiros do ano
NEGÓCIOS

Primavera distingue Parceiros do ano

LER MAIS

Gfi compra i2S para crescer no setor dos seguros
NEGÓCIOS

Gfi compra i2S para crescer no setor dos seguros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 61 OUTUBRO 2019

IT CHANNEL Nº 61 OUTUBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.