Diana Ribeiro Santos em 2021-11-19

NEGÓCIOS

Case Study

Lusa otimiza processos orçamentais com o apoio da GSTEP

O projeto teve como foco a implementação de uma solução que permitisse efetuar o controlo orçamental, de uma forma simples, rápida, automática e colaborativa

Lusa otimiza processos orçamentais com o apoio da GSTEP

A Agência Lusa necessitava de fazer algo face aos constrangimentos decorrentes do facto do seu planeamento e controlo orçamental serem ainda processos manuais que apresentavam uma grande margem de erro.

A ferramenta que estava a ser utilizada, quer para a elaboração do orçamento, quer para o controlo orçamental e reporting, era o Microsoft Excel que apresentava grandes dificuldades na sua utilização, nomeadamente em aspetos como consolidação de informação proveniente de diferentes áreas, a disseminação da informação para efeitos de reporting e a margem de erro que existia pelo facto de todo o processo ser manual e a segurança devido à fragmentação e dimensão de ficheiros.

Para a Oracle, com a solução implementada pela GSTEP, “a Lusa consegue agora efetuar o orçamento e o controlo orçamental, de uma forma simples, rápida, automática e colaborativa, tendo disponível um conjunto de relatórios que permite cumprir com os requisitos de reporting corporativo, interno e externo”.

A solução

A Solução de Planeamento e Controlo da GSTEP assenta na tecnologia Oracle EPM Cloud, que se foca em fatores como usabilidade, conteúdos disponíveis e pré-configurados de acordo com as melhores práticas de mercado, segurança e robustez técnica, automatismo, integração, simulação e projeções, entre outras.

Os dados reais carregados na solução são provenientes do ERP MULTI. Nesta fase de arranque foram previstos dez utilizadores, sendo que o objetivo é, no futuro, alargar a solução a outras áreas.

A solução inclui vários métodos de cálculo do orçamento, de onde se destacam a extrapolação simples, tendo por base o real do ano anterior acrescido da inflação, e o cálculo baseado no orçamento do exercício anterior.

Esta é uma solução escalável que permite, de acordo com as necessidades futuras, alargar a abrangência a outras unidades dentro da organização.

vemos, no qual as empresas têm de se adaptar diariamente a uma nova realidade, os decisores têm de tomar dez vezes mais decisões e dez vezes mais rápido. Se não tiverem informação de qualidade, disponível e atualizada em tempo real, não conseguem reagir rapidamente e são ultrapassadas pela concorrência”, afirma Mónica Gonçalves, EPM Unit Manager da GSTEP, que acrescenta que, assim, “se torna premente ter a capacidade em qualquer momento e a partir de qualquer lugar, aceder, de uma forma segura, aos principais KPI de negócio e indicadores de desempenho, atualizados em tempo real. Podemos dizer que as nossas empresas estão cada vez mais despertas para este tipo de soluções e que a sua procura tem crescido ao longo dos últimos anos”.

Os resultados

Com a implementação da Solução de Planeamento e Controlo da GSTEP, a Lusa conseguiu obter uma maior eficiência produtiva resultante da agilização e automatização de processos e da eliminação de tarefas de baixo valor acrescentado. Aliado a este fator, conseguiu ainda obter uma grande flexibilização na análise e reporting da informação de gestão.

Segundo Joaquim Carreira, Presidente da Agência Lusa, “com a agilização e automatização do processo de orçamento e controlo orçamental, a Lusa obteve uma redução do tempo e recursos necessários, bem como uma redução significativa da margem de erro associada. Adicionalmente, obteve ainda ganhos significativos no que respeita à produção de informação de gestão e disseminação dessa mesma informação”.

O projeto teve a duração de dois meses e meio e considerando que o projeto não termina com a sua implementação, a GSTEP dá, atualmente, o suporte de manutenção corretiva, preventiva e evolutiva da solução de planeamento e controlo orçamental. O objetivo da Lusa é ter um sistema de informação de gestão que integre dados provenientes de várias fontes/sistemas (financeiro; editorial; recursos humanos; comercial; orçamental), de modo a converter um grande volume de dados em informação e conhecimento inteligível, desmaterializando processos internos, com o objetivo de fornecer informação relevante para a tomada de decisão, ao negócio e aos vários stakeholders da empresa, apoiando a estratégia da empresa, de uma forma eficiente e eficaz.

Como próximos passos, com a solução existente, a Lusa poderá escalar para outros sistemas tipicamente não financeiros como os da área de recursos humanos, comercial, produção editorial e desenvolver-se ainda mais dentro da área financeira.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.