2019-1-28

NEGÓCIOS

Investimento em IT vai alcançar os 3,8 biliões em 2019

Segundo um estudo da Gartner, todos os setores de IT vão verificar algum crescimento até ao fim do ano, totalizando um crescimento global de 3,2% ano-a-ano, apesar da apreensão relacionada com o Brexit e as guerras comerciais

É previsto que o investimento global em IT alcance os 3,76 biliões em 2019, um aumento de 3,2% em relação a 2018, de acordo com um recente relatório da Gartner.

“Apesar da incerteza alimentada pelos recentes rumores de recessão, pelo Brexit, e pelas guerras comerciais, o panorama mais provável para o IT em 2019 é o crescimento", garantiu John-David Lovelock, research vice president da Gartner. “Contudo, estão a decorrer muitas mudanças dinâmicas no que toca a quais os segmentos que irão impulsionar o crescimento no futuro. O investimento está a migrar de setores saturados, como os dos smartphones, PCs e infraestrutura de data center on-premises, para serviços cloud e dispositivos IoT. Estes últimos, em particular, estão a começar a ganhar ritmo”.

“O IT já não é uma plataforma sobre a qual as organizações fazem correr as suas operações. Está a tornar-se na força motriz que move o negócio", acrescentou. “Uma vez que o digital business e os ecossistemas de digital business venham a progredir, o IT vai ser a cola que manterá a coesão do negócio".

Com a transição para a cloud, um dos maiores catalisadores do investimento, o software empresarial, irá continuar a exibir um forte crescimento, com o investimento global a crescer um total previsto de 8,5% em 2019. Irá também crescer mais 8,2% em 2020, totalizando os 466 mil milhões de dólares. É previsto que as organizações aumentem o investimento em software de aplicações empresariais em 2019, com uma maior fatia do financiamento dedicada ao Software-as-a-Service.

Apesar do abrandamento do mercado de telemóveis, é previsto que o setor dos dispositivos cresça 1,6% em 2019. Os maiores e mais saturados mercados de smartphones, como a China, os EUA e a Europa Ocidental, são impulsionados por ciclos de substituição. E entre as dificuldades enfrentadas pela Samsung para levar a mercado um smartphone premium diferenciado e a relação qualidade-preço da Apple para os seus principais produtos, os consumidores abstiveram-se de trocar de smartphone, levando o mercado a cair 1,2% em 2018.

A escassez de talento, acrescenta Lovelock, virá também a afetar fortemente o IT em 2019. "Estamos também a assistir a um atraso no desenvolvimento das habilitações do pessoal de IT in-house à medida que as organizações adoptam novas tecnologias, como dispositivos de IoT, para impulsionar o negócio digital" , refere o analista. “Quase metade da força laboral do IT precisa urgentemente de uma forma de desenvolverem as suas habilitações e competências de forma a suportar as suas iniciativas de digital business. O nível de habilitações necessário para nos mantermos a par dos desenvolvimentos, como a inteligência artificial e o machine learning, as API e o Data Science, estão a mudar mais rápido do que alguma vez vimos até agora".

TAGS

gartner 2019

Recomendado pelos leitores

Tech Data anuncia resultados anuais de 2019
NEGÓCIOS

Tech Data anuncia resultados anuais de 2019

LER MAIS

PHC Software forma parceria com a Global Blue
NEGÓCIOS

PHC Software forma parceria com a Global Blue

LER MAIS

TCSI-Digibéria nomeada Parceira Dell EMC Titanium
NEGÓCIOS

TCSI-Digibéria nomeada Parceira Dell EMC Titanium

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 56 ABRIL 2019

IT CHANNEL Nº 56 ABRIL 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.