2021-2-14

NEGÓCIOS

IBM lança novo sistema de armazenamento Flash

O novo IBM FlashSystem 5200 oferece até 1,7 petabytes de capacidade de armazenamento num formato compacto e pretende aumentar ainda mais as capacidades de cloud híbrida

IBM lança novo sistema de armazenamento Flash

A IBM anunciou novos sistemas de armazenamento flash de alta velocidade e de entrada de gama, bem como atualizações de cloud híbrida e containers, para ajudar a tornar acessível o armazenamento de nível empresarial a organizações de todas as dimensões e requisitos. 

A necessidade de armazenamento de elevada capacidade e eficiente em termos de custos está a aumentar, uma vez que a proliferação de dados a nível global deverá crescer para 143 zettabytes até 2024, de acordo com a IDC. Essa necessidade está também a ser reforçada pela aceleração da transformação digital impulsionada pela pandemia. Por exemplo, um estudo recente do IBM Institute for Business Value,  COVID-19 and the future of business, refere que  59% das  empresas  inquiridas aceleraram os seus planos de transformação digital devido à  pandemia. 

"As necessidades das empresas relacionadas com dados tornaram-se críticas desde a pandemia", refere Deney Dentel, Presidente e CEO da Nordisk Systems, uma Converge Company, e IBM Premiere Business Partner.  "A disponibilidade de dados de nível empresarial, a escalabilidade massiva e a flexibilidade para aceder e gerir dados em clouds híbridas são cada vez mais imperativos. A atualização da linha FlashSystem da IBM e a sua integração continuada com capacidades de cloud híbrida e de containers constituem exatamente o que é necessário para manter as empresas com elevados níveis de desempenho, à medida que a dinâmica da força de trabalho e a economia evoluem". 

"À medida que o mundo muda mais rapidamente para a cloud híbrida, o armazenamento modernizado de dados torna-se fundamental", destaca Denis Kennelly, General Manager, IBM Storage. “Sistemas que fornecem disponibilidade global e resiliência de dados, automação e serviços de dados de nível empresarial, são mais críticos do que nunca. O anúncio de hoje foi desenvolvido para que todas estas capacidades possam ser aproveitadas por organizações de qualquer dimensão".

O novo FlashSystem 5200 é o sistema de armazenamento mais potente da IBM para a sua dimensão, concebido para disponibilizar capacidades de armazenamento de nível empresarial a organizações de qualquer dimensão. Embora tenha maior performance e capacidade do que o seu antecessor, o FlashSystem 5100, o novo 5200 tem um preço base que é, em média, 20% inferior (com base na configuração). Outros atributos chave incluem: 

  • Cloud Híbrida & Containers: O IBM FlashSystem 5200, tal como todo o portfólio de armazenamento flash da IBM, suporta Red Hat OpenShift, Container Storage Interface (CSI) para Kubernetes, Ansible automation e Kubernetes, bem como os ambientes VMWare e bare metal. 
  • Capacidades empresariais: O sistema também inclui a solução de IBM Storage Insights, para ajudar os  utilizadores a terem visibilidade sobre os seus ambientes complexos de armazenamento para tomarem decisões informadas, e a solução IBM Spectrum Virtualize, que permite aos utilizadores consolidar e gerir o armazenamento como se fosse uma só pool, projetada para  melhorar o desempenho e reduzir despesas operacionais. Também estão incluídas funções de resiliência de dados como a IBM HyperSwap, que suporta a falha automática em caso de incidente no site. 
  • Capacidade: O FlashSystem 5200 começa com uma capacidade de dados de 38TB e pode crescer até 1,7PB num formato compacto de 1U para ambientes limitados em termos de espaço, ou o equivalente a cerca de 1 trilião de páginas de texto impressas. 
  • Velocidade: Embora o FlashSystem 5200 tenha metade da dimensão dos sistemas de armazenamento tradicionais, oferece mais 66% de I/Os do que o seu antecessor e 40% maior rendimento de dados a 21GB/s, e está concebido para ajudar os clientes a economizar tanto em capital como em despesas operacionais.   

A IBM anunciou dois modelos adicionais à série FlashSystem desenhados para proporcionar um melhor desempenho: o FlashSystem 5015 e o 5035, ambos sistemas 2U, concebidos para organizações com requisitos de desempenho e de crescimento menos exigentes, mas mantendo as soluções IBM Spectrum Virtualize e IBM Storage Insights. 

ARTIGOS RELACIONADOS

IBM tenciona dispensar oito mil funcionários na Europa
NEGÓCIOS

IBM tenciona dispensar oito mil funcionários na Europa

LER MAIS

IBM regista crescimento de receitas na cloud
NEGÓCIOS

IBM regista crescimento de receitas na cloud

LER MAIS

IBM vai dividir-se em duas empresas
NEGÓCIOS

IBM vai dividir-se em duas empresas

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.