2026-7-02

BIZ

IA pode impulsionar investimento em infraestrutura on-premises

A TD Synnex acredita que o aumento dos custos da IA pode levar mais empresas a investir em infraestrutura local e impulsionar a procura por servidores e outras soluções de hardware

IA pode impulsionar investimento em infraestrutura on-premises
Artistic Visions / AdobeStock

A TD Synnex considera que o aumento dos custos associados à execução de modelos de Inteligência Artificial (IA) pode vir a acelerar o regresso do investimento em infraestrutura on-premises, sobretudo em data centers e ambientes edge. A perspetiva foi avançada por Patrick Zammit, CEO da empresa, durante a apresentação dos resultados do segundo trimestre fiscal de 2026.

Segundo o responsável, o custo dos tokens utilizados pelos modelos de IA poderá alterar a forma como as organizações distribuem as suas cargas de trabalho. “O hardware está novamente a tornar-se uma categoria muito interessante e poderá estar preparado para um crescimento muito significativo”, afirmou. Na sua visão, “o custo dos tokens poderá ter um impacto muito positivo no hardware on-premises, tanto nos centros de dados como no edge”.

A tecnológica registou um trimestre recorde, com um volume bruto de negócios de 28,9 mil milhões de dólares, mais 33% do que no mesmo período do ano anterior. A área de distribuição, orientada para o Canal, representou 23,4 mil milhões de dólares, sendo que os PC, servidores e equipamentos de rede responderam por mais de metade deste valor.

O desempenho surge num contexto de aumento dos preços do hardware, impulsionado pela escassez de componentes de memória e armazenamento. Segundo Patrick Zammit, a TD Synnex opera segundo um modelo cost-plus, o que implica repercutir nos clientes os aumentos dos custos de aquisição.

Ainda assim, David Jordan, Executive Vice President e CFO da empresa, garantiu que a distribuidora procura equilibrar essa realidade com uma estratégia de longo prazo. O objetivo passa por assegurar capacidade de fornecimento para os Parceiros e partilhar parte dos benefícios obtidos durante períodos de subida de preços.

Apesar do crescimento registado no negócio de hardware, Patrick Zammit mostrou-se mais prudente relativamente ao mercado de PC. O responsável reconheceu que muitas empresas continuam a necessitar de renovar os seus equipamentos, mas identificou este segmento como aquele que acompanha com maior cautela.

A TD Synnex antecipa ainda novos aumentos de preços para PC e servidores durante o mês de julho.

A previsão surge numa altura em que a IDC estima que a pressão sobre a cadeia de fornecimento de componentes de memória se prolongará para além de 2026, mantendo elevados os custos de aquisição de hardware.

ARTIGOS RELACIONADOS

TD Synnex regista trimestre recorde em receitas
BIZ

TD Synnex regista trimestre recorde em receitas

LER MAIS

Soberania digital favorece crescimento das neoclouds
CLOUD

Soberania digital favorece crescimento das neoclouds

LER MAIS

Mercado global de servidores cresce no arranque do ano à boleia da IA
BIZ

Mercado global de servidores cresce no arranque do ano à boleia da IA

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Uso de agentes de IA no atendimento cresce quase 70% num ano
BIZ

Uso de agentes de IA no atendimento cresce quase 70% num ano

LER MAIS

Salesforce regista trimestre recorde impulsionado pela IA
BIZ

Salesforce regista trimestre recorde impulsionado pela IA

LER MAIS

Anthropic reforça Programa de Parceiros com nova estrutura
BIZ

Anthropic reforça Programa de Parceiros com nova estrutura

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 128 JUNHO 2026

IT CHANNEL Nº 128 JUNHO 2026

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.