2018-1-12
Os clientes que exigem IA e IoT vão alterar o modo como o canal vende – e também como o vende e, nesse sentido, a Fujitsu reuniu um conjunto de tendências às quais os principais players do Canal de IT terão de 4estar atentos ao longo deste ano
Para a Fujitsu, o Canal vai sofrer algumas alterações ao longo de 2018. Dave Hazard, vice-president, Fujitsu EMEIA Channel & Sales Operations explica que oportunidades deve o Canal agarrar desde já. Aceleração da digitalização transforma o Canal Nos próximos 12 meses, a digitalização terá um impacto profundo no Canal, à medida que empresas de todos os setores reconhecerem a necessidade de evoluir com tecnologias digitais avançadas. Mais de metade (51%) dos líderes empresariais globais diz estar a planear a introdução da IoT, enquanto 47% está a implementar inteligência artificial. De acordo com o responsável da Fujitsu, isto irá mudar não só aquilo que o canal vende, mas como o vende. IoT levar-nos-à até o Edge Os dispositivos IoT vão impulsionar a necessidade de maior poder de computação e espaço de armazenamento, à medida que as empresas tentam recolher dados a partir de um número cada vez maior de dispositivos. Para recolher os referidos dados, os Parceiros de Canal terão de disponibilizar soluções de computação edge para processar e carregar a informação. Juntar todos estes dados e geri-los será o principal desafio, aponta a Fujitsu. Assim, o fabricante afirma que a cibersegurança vai continuar a ter uma importância fundamental, sobretudo com o RGPD no horizonte. Em última análise, a IoT não se resume a sensores e dispositivos, ela liga pessoas e processos de forma inteligente para resolver problemas. Ascenção dos robôs Os Parceiros vão começar a vender cada vez mais tecnologia IA. Este é uma das conclusões de um estudo Canalys, que aponta para que 10% dos Parceiros já vendam tecnologia IA, com 32% a planear fazê-lo nos próximos 12 meses ou mais cedo. As empresas estarão interessadas em usar a machine learning numa vasta gama de contextos de negócio, incluindo para extrair informações a partir de quantidades cada vez maiores de dados da IoT. A hora do conselheiro de confiança Com as empresas dispostas a usar estas tecnologias, procurarão os Parceiros de Canal que sejam capazes de as guiar através da mudança tecnológica e que atuem como conselheiros de confiança para os seus clientes. As soluções serão mais importantes do que os dispositivos, e os Parceiros de Canal devem estar preparados para passarem de vendedores de equipamentos a Parceiros na co-criação. Muitos Parceiros de Canal vão optar por especializar-se numa determinada área, seja ela a IoT, a segurança ou a cloud, de modo a garantir que podem fornecer a consultoria de que os clientes precisam. Canal travado pela escassez de competências digitais Assim, os Parceiros de Canal terão de criar novas competências e conhecimentos para assegurar o seu sucesso a longo prazo. Ao longo do próximo ano, muitos Parceiros de Canal poderão ter dificuldades devido à escassez de competências nesta área, à medida que as tecnologias e as suas aplicações evoluem. É vital que as marcas de tecnologia apoiem a formação contínua, o aumento das competências dos membros existentes e desenvolvam conhecimento próprio sobre as novas tecnologias. Ao possibilitarem que os Parceiros de Canal dêem o salto para o digital, as marcas de tecnologia vão também assegurar a continuidade do seu sucesso. |